Quarta-Feira 03/09/2025 19:34

Diretor do DNPM defende a elaboração de mapa geológico do Estado

Estado - Ações Públicas - Mapa Geológico do MS

Foto: FIEMS

Durante reunião realizada nesta sexta-feira (04/04), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), para discutir os principais pontos do Novo Marco Regulatório da Mineração e seus efeitos em Mato Grosso do Sul, o diretor-geral do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), Sérgio Dâmaso, defendeu a elaboração de um mapa geológico do Estado para alavancar os investimentos no setor.

"Com esse levantamento, o Governo do Estado poderá disponibilizar uma ferramenta que atrairá inúmeros investidores internacionais. O que não faltam são empresários interessados em explorar as nossas riquezas minerais", garantiu.

Segundo Sérgio Dâmaso, Mato Grosso do Sul não conhece o potencial mineral que tem em seu subsolo e, por isso, é preciso investir mais no setor em nível estadual.

"Se o futuro governador do Estado implantar uma companhia para cuidar do setor mineral e realizar o mapeamento geológico vai trazer muitos recursos para a economia estadual", reforçou, sugerindo ainda a implantação de um curso de Engenharia de Minas. "Imagina as riquezas que serão descobertas no subsolo do Estado?", questionou, completando que hoje Mato Grosso do Sul é o 6º em arrecadação de CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais), apesar de estar apenas arranhando no setor.

Já o vice-presidente regional da Fiems para a região norte, Luiz Cláudio Sabedotti Fornari, ressaltou a importância de discutir o Novo Marco Regulatório da Mineração que vai modernizar um Código de Mineração em vigor há 47 anos.

"Hoje, a modernização se faz necessária em todas as áreas. A evolução tem de ser constante nas empresas para não se fechar as portas e isso também precisa acontecer na parte da legislação em vigor no País", pontuou, completando que, com o Novo Marco Regulatório, o DNPM passe a exercer a função de orientador e não apenas de fiscalizador da atividade.

"Os empresários precisam de mais pesquisas na área e inovações tecnológicas no âmbito da exploração das jazidas minerais. Precisamos de mais apoio para que possamos contribuir com o desenvolvimento do Brasil", declarou.

Para o deputado federal Vander Loubet, a reunião serviu para reforçar o potencial mineral de Mato Grosso do Sul e colocar em pauta a renovação de um código da década de 60. "A presidente Dilma Rousseff teve a coragem de enviar ao Congresso o Novo Marco Regulatório da Mineração para ser debatido, analisado e aprovado pelos deputados federais e senadores. Com isso, vamos poder aproveitar todo o nosso potencial mineral, beneficiando o Estado e os municípios", previu, defendendo a criação de uma companhia para possibilitar a exploração das riquezas existentes no subsolo su-mato-grossense.

Repercussão

O prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria, lembrou que a mineração precisa de alguém para defendê-la, destacando os benefícios que ela traz para o município. "Trata-se de uma atividade muito importante para Ladário, mas a falta de infraestrutura está afetando a exploração dessa riqueza. Acredito que o Novo Marco Regulatório da Mineração trará avanços para todo o Estado", afirmou. Na avaliação do empresário Gustavo Corrêa, presidente da Vetorial, Mato Grosso do Sul tem muito potencial mineral e que necessita de um órgão injetando ânimo. "Espero que coloque em prática todas as mudanças propostas no Novo Marco Regulatório da Mineração", ponderou.

Para o presidente do Sindiecol (Sindicato das Indústrias Extrativas de Corumbá), Edemir Chaim Assef, o Novo Marco Regulatório da Mineração deve refletir em mais desenvolvimento da região de Corumbá e Ladário. "Com esse Marco Regulatório, teremos condições de aumentar a atual arrecadação e alterar o pensamento das pessoas com relação à mineração. Para nós, isso é muito importante", afirmou. Pelo Projeto de Lei nº 5.807/2013, que trata do Novo Marco Regulatório da Mineração, serão criados o Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM), a Agência Nacional de Mineração (ANM), que irá substituir o DNPM, e alterada a outorga de Título Mineral. Essas medidas, no entendimento do Governo Federal, vão garantir melhor acompanhamento, fiscalização e gestão pelo órgão gestor.

Outra novidade do Novo Marco é a participação federativa na fiscalização e gestão dos recursos minerais que constam no artigo 23 da Constituição Federal.

A Câmara Federal criou uma Comissão Especial para analisar o referido Projeto de Lei, presidida pelo deputado Gabriel Guimarães (PT-MG), tendo como relator o deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), com a prerrogativa de realizar audiências públicas pelo país, visando colher informações e ocasionando maior amplitude para a discussão.

A discussão maior está em torno de dois pontos do relatório apresentado à comissão mista que faz a análise prévia da proposta: o restabelecimento do "direito de prioridade" - quem pede primeiro, ganha o direito de pesquisar e explorar a jazida - e a definição de alíquotas fixas para a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), os royalties da mineração.

FIEMS/JE

reunião realizada, Edifício Casa da Indústria, distribuição de pontos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens