Segunda-Feira 23/06/2025 14:04

Impostos interestaduais obrigam varejistas a reduzirem mordomias do consumidor

Brasil - Comércio - Mordomias do Consumidor

As barreiras interestaduais têm prejudicado empresas do e-commerce nacional. Segundo informações apresentadas nesta quarta-feira (22), durante a divulgação da 26ª edição do relatório WebShoppers, da e-bit, varejistas de todo o País têm encontrado tantas dificuldades para lidar com a tributação imposta ao setor que têm optado pelo fim de alguns dos benefícios do consumidor.

“Para lidar com as barreiras comerciais, os empresários aumentaram de quatro para sete dias o prazo de entrega dos produtos, suspenderam o frete gratuito dos mesmos e ainda adicionaram juros nas compras à prazo”, informou o diretor geral do e-bit, Pedro Guasti.

Segundo ele, a medida até gera insatisfação, mas por outro lado foi a melhr maneira encontrada pelos varejistas para contornar a tributação dos estados.

O que é

O vice-presidente de estratégia da camara-e.net, Leonardo Palhares, explica que a origem do problema está no Protocolo 21. Segundo ele, a medida nada mas é que uma resolução do Confaz que engloba alguns estados brasileiros.

“As regiões que participam dessa medida estabelecem uma regra de recolhimento do ICMS e obrigam varejistas de todo o País a recolherem tal imposto tanto na origem [saída] como no destino [entrada] do mesmo”, explica.

Com isso, o empresário é prejudicado e também o consumidor. “A incerteza regulatória causa atraso, pois as entregas ficam paradas nas barreiras. Além disso, a mesma também sobrecarrega os empresários com altos impostos: enquanto alguns pagam 100% de tributo na origem, outros pagam 150%”, diz Palhares.

Insustentável

Segundo dados do e-bit e da Camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico), hoje o Brasil é o único país do mundo que acostumou seus consumidores com o sistema D+1. Ou seja, entrega em um dia após a compra.

“Esse padrão que estamos habituados é insustentável. A técnica, empregada no início do comércio eletrônico tinha o intuito trazer novos consumidores, mas nos dias atuais e em larga escala, é difícil de ser cumprida”, explica o vice-presidente de estratégia da camara-e.net.

Na visão dele, o ideal é que no futuro, a forma de entrega nacional seja parecida com a adotada pelo varejo norte-americano. “O Amazon, por exemplo, disponibiliza uma entrega Premium, em um dia, para quem tiver urgência de receber seu produto e puder pagar por isso. Nossa expectativa é que, em breve, o Brasil também passe a adotar modelo, levando para o consumidor o custo de uma entrega mais urgente”, diz Guasti.

InfoMoney/JE

barreiras interestaduais, empresas, E-Commerce nacional, informações

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens