Sábado 25/10/2025 18:06

Ativada cozinha industrial do Estabelecimento Penal de Bataguassu

Desenvolvimento - Estabelecimento Penal

Imagem:Divulgação
O Estabelecimento Penal de Bataguassu, unidade masculina de regime fechado da Agência Estadual de Administração do Sitema Penitenciário (Agepen), ativou na semana passada uma cozinha industrial gerenciada por empresa terceirizada vencedora de licitação.

Atualmente são feitas, em média, mais de 300 refeições por dia, entre café da manhã, almoço e jantar. A estruturação da cozinha dentro do presídio foi realizada pela empresa Health, responsável pela alimentação no presídio. Além do local, a alimentação produzida é distribuída ao semiaberto e à delegacia da cidade.
 
No local trabalham cinco internos, que recebem – além da remição de um dia na pena para cada três trabalhados – remuneração de ¾ do salário mínimo. É realizado um acompanhamento diário por profissional da área de Nutrição, que define o cardápio servido. “O prato sempre tem que ter arroz e feijão como base, uma fonte proteica, no caso alguma carne, uma guarnição e salada, além da sobremesa”, detalha a nutricionista responsável, Maísa Stefany Siqueira Ramos. “Mas sempre faremos cardápios variados”.
 
Segundo a nutricionista, para trabalhar na cozinha são exigidos vários cuidados de higiene. “Por isso, estaremos sempre realizando treinamentos com os internos que trabalharem aqui”, afirma. Outro cuidado, conforme ela, é quanto à separação segura e exigência de qualidade dos alimentos. “Renovamos o estoque semanalmente, então sempre temos alimentos frescos”, ressalta.
É realizado um acompanhamento diário por profissional da área de Nutrição.
 
Para o diretor do presídio, Etamar Cardoso Cavalheiro, além de oferecer mais qualidade à comida, a iniciativa também exerce uma função social, já que utiliza mão de obra remunerada dos próprios custodiados. “É mais um posto de trabalho remunerado que se viatiliza, o que contribui para a ressocialização”, enfatiza.
 
O reeducando Ricardo Bento da Silva, 34 anos, trabalha como cozinheiro na unidade prisional e define sua ocupação como uma “importante oportunidade”. “Estou remindo a minha pena e com o dinheiro poderei ajudar minha esposa e minha filha”, diz. Para o detento, outro ponto positivo é que o trabalho representa mais uma opção de emprego quando conquistar a liberdade. “Trabalho com construção civil, mas se surgir um trabalho em restaurante eu acredito que estarei preparado”, comenta.
 
Atualmente, no presídio, cerca de 40% dos internos trabalham. No local também é oferecido ensino formal, por meio de uma extensão da Escola Estadual Polo Regina Anfe Nunes Betine, e cursos profissionalizantes são constantemente promovidos; o mais recente foi na área de aplicação de revestimento de cerâmica, realizado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), através do qual 20 custodiados foram capacitados. De acordo com a administração do presídio, existe também a perspectiva de implantação de uma padaria, o que gerará mais oportunidade trabalho e qualificação para os detentos.  

Portal.MS/盧卡斯

estabelecimento penal, alimentação, fundação de cultura, professores, doadores de sangue, idoso, corrêa teatro

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens