Sábado 25/10/2025 15:20

PSDB e PT montam plano para enfrentar o PMDB em MS

Estado - Política - Eleições de Outubro

Foto:Divulgação

Enquanto em nível na-cional o PSDB quer investigar o governo da presidente Dilma Rousseff por meio da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras, em Mato Grosso do Sul o partido está disposto a se unir ao PT se for para des-tronar o PMDB do governo.

Essa leitura foi feita pelo deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) em entrevista à imprensa da Capital na quinta-feira.

Reinaldo é lembrado para disputar o Senado nas eleições de outubro na chapa a ser encabeçada pelo senador Delcídio do Amaral, pré-candidato do PT à sucessão do governador André Puccinelli (PMDB).

Para o tucano, o fato de o PSDB ter o senador Aécio Neves (PSDB-MG) como candidato da oposição a Dilma, não impede de se unir ao PT no Estado se for para derrotar o PMDB, aliados dos petistas no plano nacional, nas eleições deste ano.

“O que nos une em nível estadual é o combate aos oito anos de atraso que o PMDB causou”, disparou o deputado em entrevista ao Midiamax, ao afirmar que o fato de ter assinado o requerimento de criação da CPI da Petrobras não atrapalha sua aliança com Delcídio em Mato Grosso do Sul.

Ele justifica que assinou a CPI por entender que todas as denúncias têm de ser apuradas e que o colegiado tem apenas o papel de investigar e não de condenar.

Pensamento semelhante tem o presidente regional do PSDB, deputado estadual Márcio Monteiro, que está semana distribuiu nota à imprensa em favor da CPI.

Em Brasília, o senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) assinou a CPMI para investigar a compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA).

No início da tarde de terça-feira, Figueiró foi à tribuna do Senado para defender a instalação da comissão para investigar os negócios internacionais da Petrobras, especialmente a aquisição da refinaria em Pasadena, que causou um prejuízo de mais de US$ 1 bilhão à estatal brasileira.

Para Figueiró, é legítimo que a oposição questione a compra da refinaria dos Estados Unidos, um negócio em que há suspeita de super-faturamento e evasão de divisas, já que a refinaria valia bem menos do que a Petrobras pagou por ela.

Apesar de focos de resistência, Delcídio e Reinaldo articulam uma composição na tentativa de derrotar o grupo político liderado pelo governador, da mesma forma com que fizeram nas eleições municipais de 2012, quando PT e PSDB se uni-ram no segundo turno em favor da candidatura de Alcides Bernal (PP), que venceu a disputa contra o deputado federal Edson Giroto (PMDB).

A ideia dos dois líderes políticos é impedir a ascensão do ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad, pré-candidato do PMDB ao governo estadual.

Oposição

Em Brasília, a oposição apresentou na quinta-feira o pedido de criação da CPI da Petrobras no Senado. A comissão vai investigar suspeitas de irregularidades na estatal como a compra da refinaria de Pasadena (EU-A), que envolve a presi-dente Dilma Rousseff, e a suspeita de que a empresa holandesa SBM Offshore, que aluga plataformas a companhias de petróleo, teriam pago suborno a funcionários da estatal.

Também vai investigar suposto superfaturamento de refinarias e irregularidades em plataformas da estatal.

O Progresso/RMC

Deputado Federal, Super Faturamento, Composição, Grupo Político

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens