Terça-Feira 02/09/2025 16:42

Governador destaca em feira a importância da agricultura familiar para a distribuição de renda e para fortalecer a economia de MS

Estado - Ação Social - Agricultura Familiar

Foto:Divulgação

Com o objetivo de fomentar a agricultura familiar em Mato Grosso do Sul para gerar emprego e renda no campo, o governador André Puccinelli participou na tarde desta sexta-feira (28), em Caarapó, da abertura da 9ª Feira Estadual de Sementes Crioulas, promovida pela Federação da Agricultura Familiar de MS (FAF-MS), em parceria com o governo estadual, através da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, de Produção, de Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur). O evento acontece no parque de exposições de Caarapó até domingo (30) e a estimativa de público é de 15 mil pessoas.

A Feira que tem como tema ‘Fortalecer a Agricultura Familiar é fortalecer a Vida’, promove a troca de experiências práticas para solução de problemas comuns ao homem do campo, além de promover a troca de sementes entre produtores e apresentar novas tecnologias disponíveis no mercado. Para o governador André Puccinelli, é necessário que o Estado fortaleça a agricultura familiar, pois isso garante melhor distribuição de renda e diminuição dos níveis de pobreza fora dos núcleos urbanos. “Com esta produção agrícola, gera-se mais renda no campo, pois além de tirarem seu sustento, as famílias conseguem incrementar muito sua renda. Com isso, cresce a arrecadação de tributos e o estado cresce como um todo. A sinergia entre os envolvidas faz com que se produza mais”, destacou.

Para o presidente da FAF-MS, Paulo César Farias, a importância do evento se traduz na mostra daquilo de bom que a agricultura familiar produz e oferece para a sociedade. Além disso, o presidente destacou a importância da parceria estabelecida com o executivo estadual, através da Seprotur e da Agraer, para o desenvolvimento do setor em Mato Grosso do Sul. “A agricultura familiar gera renda, gera vida. E eu gostaria de destacar a importante parceria que temos com o governo do estado, que se mostra uma parceria de confiança e respeito. Temos todos que agradecer ao governo pelo comprometimento com nosso setor. Governo este que já nos proporcionou mais de 5 mil casas, mais de 100 kits de irrigação e 150 máquinas ao logo desses anos”, disse.

O aumento do conhecimento e a troca de informações foi o destaque dado pela secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, de Produção, de Indústria, Comércio e Turismo, Tereza Cristina da Costa, àqueles que frequentam a feira, que acontece a cada ano em um município diferente. “Quem participa deste evento sai daqui com mais conhecimento sobre o campo e os meios de produção e isso fortalece muito a agricultura familiar. E temos que destacar que este governo tem feito muito para este setor, dispondo de recursos para que a produção seja pujante e as famílias do campo tenham mais renda e qualidade de vida”, frisou.

De acordo com o prefeito de Caarapó, Mário Valério, é dever do poder público valorizar o homem do campo, principalmente o pequeno produtor que é mais carente de recursos financeiros para manter sua produção e tirar o sustento da terra. O chefe do Executivo municipal afirma ainda que o setor é fundamental para a diminuição da pobreza no campo, trazendo dignidade para as famílias menos favorecidas que vivem longe dos centros urbanos. “Essa valorização que o governo do estado proporciona é de extrema importância para o agricultor familiar. Isso tira muita gente da miséria e precisamos investir continuamente para que a geração de renda e emprego seja algo comum em nosso município e no estado. E esta administração tem feito isso”.

Habitação rural

Além da abertura do evento, o governador André Puccinelli assinou nesta tarde um protocolo de cooperação com a Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar (Coophaf) que vai viabilizar a construção de 780 unidades habitacionais rurais, através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), em diversos municípios de Mato Grosso do Sul.

Pelo programa, que conta com recursos federais, é possível financiar a aquisição de material para a construção ou conclusão, reforma ou ainda ampliação de casas em área rural. Para a contratação das 700 casas, o Estado vai garantir a contrapartida de R$ 2,45 milhões. ”Já construímos mais de 5 mil casas com estas parcerias e vamos investir nestas novas unidades para que mais famílias sejam beneficiadas. Além disso, com esse recurso, conseguiremos construir imóveis com mais qualidade construtiva e de acabamento. Queremos que até o fim do ano, todos os assentamentos tenham casas construídas”, afirmou Puccinelli.

A coordenadora do PNHR, Noemi Aparecida Lemos, que esteve presente no evento, destacou que onde o poder público estadual é parceiro do governo federal na execução dessas obras, a qualidade dos imóveis é visivelmente superior. “As casas que construímos aqui no Mato Grosso do Sul, em parceria com o governo do estado, são de muito boa qualidade. Por isso, precisamos parabenizar o Estado e destacar que esta é uma prioridade da administração do governador", avaliou Noemi Lemos.

Notícias MS/RMC

Administração, Governo Federal, Qualidade dos Imóveis, Poder Público

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens