Domingo 26/10/2025 01:40

Novo berçário de presídio garante mais dignidade no cumprimento da pena

Estado - Ações Públicas - Novo Espaço

Imagem:Divulgação
O Estabelecimento Penal Feminino de Três Lagoas agora conta com um espaço destinado aos filhos recém-nascidos das internas. O novo berçário é uma conquista para a unidade penal e traz mais conforto e dignidade para as crianças que necessitam estar com as mães nesse momento de aprisionamento.

Para a instalação do local, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) contou com a colaboração do Conselho da Comunidade local.

O novo espaço possui uma área de 57 m² e conta com setores de descanso e de lazer, além de banheiro e cozinha próprios. Com estrutura completa, dispõe de três berços, uma cômoda/roupeiro, um umidificador de ar, ar condicionado, dois carrinhos de bebê, cadeira “bebê conforto”, poltrona para amamentação, cesto para roupas sujas, lixeira com pedal, além de fraldas, roupinhas, dentre outros itens. 

Os bebês deverão ficar no berçário durante o dia, com todos os cuidados necessários, inclusive com o intervalo para a amamentação e atendimento de enfermeira e pediatra. Porém, por enquanto, não há internas com bebê na unidade prisional.  

Grávida de cinco meses e há quatro no presídio feminino fechado de Três Lagoas, a interna D. E., 26 anos, garantiu que a inauguração do berçário a deixa mais tranquila. “Quando fui presa, a primeira coisa que pensei foi no bebê, o sofrimento que poderia ser para ele, mas agora sei que ele será bem cuidado”, destacou, informando que atualmente estuda e trabalha na unidade penal. “Vou poder continuar estudando, trabalhando e remindo a minha pena, enquanto ele fica no berçário”, ressaltou. 
         
A solenidade de inauguração do berçário foi realizada nessa quinta-feira (27) e contou com a presença do diretor-presidente da Agepen, Deusdete Oliveira; da secretária de Assistência Social do Município, Maria Lúcia Firmino; do promotor de Justiça Jui Bueno Nogueira, e do presidente do Conselho da Comunidade, José Rodrigues. 

Durante a cerimônia, o diretor-presidente da Agepen ressaltou que a iniciativa irá contribuir com trabalho de tratamento penal desenvolvido no presídio, tendo em vista que o berçário trará mais segurança aos bebês e propiciará cuidados mais adequados. “Ninguém sofre mais no cumprimento da pena que a mulher e aqui em Três Lagoas, com esse forte envolvimento da sociedade, estamos podendo agora garantir às mães que estiverem aqui com seus filhos um tratamento mais humanizado”, destacou. 

Em seu discurso, a diretora do presídio, Leonice Miranda Rocha Guarini, enfatizou a importante parceria do Conselho da Comunidade, que tem contribuído em várias iniciativas na unidade prisional. Segundo a dirigente, a ação também contou com o apoio voluntário de familiares de servidores, professores, e de toda a equipe do presídio, além da mão de obra de um reeducando do regime semiaberto da cidade. 

Na opinião da diretora, a operacionalização do berçário representa uma vitória tanto para as internas como para administração penitenciária, tendo em vista que além de assegurar a promoção dos direitos humanos, atende a uma exigência estabelecida pela Lei de Execução Penal. 

Portal.MS/盧卡斯

berçário de presídio, cidade, desenvolvimento, contas publicas, cidade crescendo, cidade não para de crescer

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens