Domingo 09/11/2025 02:08

Como velhas tecnologias ajudam na caça ao avião da Malaysia

Mundo - Tecnologia - História da Aviação

Foto:Divulgação

Quando o voo MH370 da Malaysia Airlines decolou de Kuala Lumpur, na Malásia, com destino a Pequim às 0h41 do último dia 8 de março com 289 pessoas a bordo, ninguém poderia imaginar que começava ali um dos maiores mistérios da história recente da aviação.

Uma hora após a decolagem, o Boeing 777 perdeu o contato com a torre - quando sobrevoava o Golfo da Tailândia. Dezenove dias depois, ainda não se sabe ao certo o que aconteceu e, desde então, o único fato concreto é que o avião desapareceu.

Na última segunda, a empresa britânica Inmarsat afirmou que o avião da Malaysia Airlines pode ter caído numa região na parte sul do Oceano Índico. Por trás desta afirmação, está escondida uma tecnologia dos tempos da Guerra Fria - que terminou sendo a mais eficaz para localizar a aeronave.

Groundbreaking

Em 1957, a União Soviética enviou ao espaço Sputnik, o primeiro satélite artificial. Na ocasião, cientistas americanos perceberam que era possível saber a localização do objeto por meio do sinal que ele enviava. A técnica foi batizada de groundbreaking.

O groundbreaking se baseia no chamado Efeito Doppler. Descrito pela física, o fenômeno consiste na compressão e aumento de frequência sofrido por uma onda enviada por um objeto em movimento quando ela se aproxima de alguém.

É o efeito Doppler que está por trás da sensação de mudança no som à medida que um carro de corrida se aproxima, por exemplo. No caso da Malaysia Airlines, ele foi considerado pela Inmasat na conta feita para localizar o avião a partir dos sinais enviados por ele.

Sinais

A Inmasat conta com vários satélites espalhados pela órbita da Terra. Juntos, eles formam uma rede usada para o monitoramento de navios e aviões. Mesmo depois de deixar de se comunicar com a torre, o Boeing 777 da Malaysia seguiu mantendo contato com este sistema.

Ao todo, o avião enviou seis sinais após seu desaparecimento. Eles foram captados pelo satélite Inmasat-3 e, analisados, serviram para o cálculo da possível localização do avião - que considerou ainda a velocidade do veículo e dados de outras aeronaves que voavam naquele dia.

Por fim, chegou-se à conclusão de que o avião da Malaysia Airlines estava voando em direção ao sul do Oceano Índico quando enviou o último sinal registrado, às 8h11 do horário local da Malásia no dia 8 de março. Agora, as buscas se baseiam nestes cálculos para tentar localizar o avião.

Segundo dados do Ministério dos Transportes da Malásia, 60 mil quilômetros quadrados foram varridos hoje por nove aviões e seis navios até às 11h40 da hora local - quando o mau tempo levou à interrupção das buscas.

Ao todo, satélites do govenro malaio localizaram 122 objetos identificados como potenciais destroços do Boeing. Já um satélite tailandês identificou 300 objetos flutuando no Oceano Índico.

Exame/RMC

História da Aviação, Desaparecimento, Satélite, Cálculo, Velocidade do Veículo

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens