Quinta-Feira 04/09/2025 23:54

Futebol facilita negócio para 84% dos executivos, diz estudo

Brasil - Negócios - Copa do Mundo

Foto:Divulgação

A pouco mais de dois meses para o início da Copa do Mundo no Brasil, até quem não gosta de futebol não consegue evitar de falar – ou ouvir – sobre ele por aqui. 

O que nem todo mundo imagina é que, além de alimentar as conversas do dia a dia, falar sobre o esporte também ajuda a fazer negócios. Pelo menos é nisso que acreditam 84% dos executivos ouvidos por uma pesquisa da Michael Page, realizada em parceria com Futebol Experience.

Foram consultados cerca de 460 profissionais, entre gerentes, presidentes, vice-presidentes e diretores de empresas. Do total, 56% disseram ter um alto envolvimento com o assunto futebol.

Porém, quando questionado sobre se o esporte já ajudou em alguma negociação, a maioria dos respondentes disse que não – talvez porque 55% deles afirmaram nunca ter participado de um evento que envolvesse o futebol e o trabalho. Oitenta e sete por cento, entretanto, falaram que gostariam de ir a encontros desse tipo, caso fossem convidados. 

Uma maneira de usar o futebol como um catalisador de transações comerciais, segundo Sérgio Sabino, diretor da Michael Page para a América Latina, é a criação de solenidades pautadas pelo tema  por parte da própria empresa.

Ele diz, porém, que não se trata apenas de convidar executivos de empresas parceiras para ver jogos. Sabino sugere criar uma estrutura voltada para o evento de networking e convidar craques renomados do esporte para comentar uma partida, por exemplo. 

"Quando se consegue unir uma paixão comum fora do ambiente de negócios, acaba-se criando relações mais duradouras. As pessoas são muito genuínas quando falam de futebol. Ele desarma", diz.

Quanto à rivalidade, Sabino não acredita que ela seja problema. "As empresas devem trazer para o jogo os clientes que elas realmente conhecem, que saberão aproveitá-lo de maneira positiva", afirma. 

Não dá para ignorar

Para Elton Moraes, gerente da consultoria de gestão Hay Group, o futebol e, em especial, a Copa do Mundo também podem ser instrumentos para trabalhar o engajamento da equipe de uma empresa.

Segundo ele, uma análise dos jogos e dos times pode ajudar a trabalhar o valor da liderança junto aos funcionários e servir de inspiração para projetos de alcance de metas, por exemplo. 

O que não se deve fazer, conforme o executivo, é fingir que não há um campeonato mundial acontecendo lá fora. "Não dá para ignorar uma cultura. Isso gera frustração", afirma.

Moraes defende a liberação dos funcionários para assistirem aos jogos do Brasil (desde que planejada e comunicada antecipadamente) ou até mesmo a exibição das partidas dentro da companhia. "Pode ser um momento em que as empresas conseguirão fazer a integração entre as áreas. Mas é preciso lembrar que, mesmo em momentos de confraternização, todos têm obrigações a cumprir", destaca.

Exame/RMC

Copa do Mundo, Campeonato Mundial, Alcance de Metas, Clientes

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens