Quinta-Feira 04/09/2025 20:13

MIS recebe vídeo instalação que reelabora a narrativa da origem

Estado - Ações Públicas - Museu da Imagem e do Som

Imagem:Divulgação
O Museu da Imagem e do Som, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, abre no dia 1º de abril, às 19 horas, a exposição de vídeo instalação ΩM – obracolética, que utiliza diferentes recursos para apresentar uma reflexão orgânica e visual dos conceitos da existência humana.

Assinada por cinco artistas de diferentes áreas de atuação (Debora Bah - fotógrafa e montadora; Gabriel Savala - montador e desenhista; Jonas Feliz - músico e desenhista de som; Leonardo Copetti - músico e desenhista de som e Maíra Espíndola - artista plástica e performer), a exposição transforma-se em uma obra colética, aglutinada.

Motivada pelo ensejo de capturar o início daquilo que nomeamos vida, ΩM – obracolética transcende a reflexão científica e filosófica para flexionar sua própria matéria. As peças em exposição convidam à experimentação subjetiva. Através da água, do óleo, tintas de diferentes bases, luzes, sons, ideias, abstrações, todos os processos foram desenvolvidos organicamente dando origem a peças cuja organicidade é patente.

As peças da exposição se apresentam enquanto vídeo instalações e ocuparão os espaços mais diversos, sendo por eles transmutadas. Os suportes da mostra utilizados são, portanto, a imagem em movimento, o som e a palavra escrita.

O título da exposição foi escolhido elegendo o milenar mantra hinduísta e budista OM como referência e recurso sonoro. Sua escrita se dá transformando a letra O no símbolo matemático Ω (ômega) - muitas vezes usado para denotar o último, o fim, ou o limite último de um conjunto.

Os artistas de escoraram em Sol Lewitt pra justificar escolhas e lacunas, quando este alega que “os artistas conceituais são mais místicos do que racionalistas. Eles procedem por saltos, atingindo conclusões que não podem ser alcançadas pela lógica” (Sentenças / 1969).

ΩM – obracolética 

Há milênios a humanidade, desde as sociedades mais remotas, se pergunta acerca de sua origem. Sua origem enquanto seres pensantes, como chegamos onde estamos?, e se: - pra onde vamos? E não só a pergunta como simples engenharia retórica, mas a busca pela resposta. Nesse desejo de encontrar engendramos ciências, filosofias, religiões, formas e expressões no corpo do que chamamos arte...

Com um mergulho na física, de Georges Lemaitre a Edwin Hubble, passando por W.O. Schumann, Nikola Tesla e Ernst Chladni, ΩM - obracolética se inspira em investigações sobre a possível explosão originária do universo, a expansão, a ressonância responsável pelo equilíbrio da biosfera, a leitura do Universo em termos de energia, frequência e vibração. Observações da ciência que se combinam e às vezes até remontam a antigas proposições, como as hindus sobre os ciclos de criação e destruição da natureza ou a Lei da Correspondência atribuída ao místico e alquimista Hermes Trismegisto.

O que decerto despertou no átomo primordial o movimento que gerou toda a matéria? Estaria a matéria, após esse ponto nevrálgico, sendo organizada e reorganizada a partir de padrões caóticos que não conseguimos determinar? Existiria alguma potência mística por trás disso? Se as perguntas continuam sem resposta que as partículas se explodam... de novo. Start.

Serviço

A mostra ΩM – obracolética será aberta no dia 1º de abril (terça-feira), às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som, que fica no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar, Centro. Pode ser visitada de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30 até o dia 1º de maio.

Contato para a Imprensa:

Maíra Espíndola

Telefone: (67) 8168-7939

Email: mayra.espindola@gmail.com

Site: www.obracoletica.com

Portal.MS/盧卡斯

museu da imagem e do som, fundação de cultura, professores, doadores de sangue, idoso, corrêa teatro

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens