Sábado 10/05/2025 17:00

Aos 61 anos, bar passado na marra de pai para filho pode não chegar à 4ª geração

Estado - Negócios - O Bar do Zé

Foto: Marcos Ermínio

Em Campo Grande se tem um bar que dispensa apresentações é o "Bar do Zé". No calçadão da Barão, há exatos 61 anos – completados no último dia 13, o comércio já foi celeiro de negócios imobiliários, desde venda de imóveis, gado e fazendas, até bingos do Operário e apostas em cavalos do Jóquei Clube.

Já serviu de sede para um dedo de prosa, um copo de café e uma chipa da hora. Mas nem tamanha fama impediu que comércio fosse passado "na marra" adiante, para novas gerações da família.

Bar político e politizado. Frequentado por prefeitos, governadores desde que Mato Grosso se resumia a um só. O Bar do Zé já recebeu até presidente. Fernando Collor, um deles, inclusive recebeu uma homenagem à frente do estabelecimento. As cadeiras de plástico vermelhas, assim como os engraxates de ontem e os de hoje, já viram sair dali manifestações, seja pelas ruas, ou entre quatro paredes. Muito do que se vivia na cidade era passado ali.

O Bar do Zé não se chamava assim. Era do pai, aberto no dia 13 de março de 1953 como bar São Jorge. À época, Zé, de nome José Yassuke Okama tinha 13 anos. Aos 17, o pai morreu de repente e ele se viu na responsabilidade de tocar o estabelecimento, formar os irmãos, ainda que isso lhe custasse abrir mão do próprio sonho de estudar.

“Entrei no bar no mesmo dia em que meu pai comprou. Fui junto, a gente morava lá também”, conta o seo José. Hoje, um pouco debilitado pelos sérios problemas de saúde. Foi o terceiro filho na escada de nove irmãos e o primeiro menino. A mãe ficou viúva aos 33 anos, com 10 crianças, a mais nova tinha apenas 11 meses de vida. Coube a ela, primeiro, abrir as portas de madrugada, buscar o leite direto no fornecedor, andar pela 14 de Julho quando ainda nada estava funcionando.

Mas a mãe precisava de um homem ao lado e para a escolha, não tinha muitas alternativas. “Eram todos mais novos. Todos formaram. Eu fiz contador. A gente pobre, dá vontade de estudar que é uma coisa de louco. Mas quem vai cuidar do bar?”, lembra Zé sobre os desafios ainda na adolescência.

Os mesmos olhos que com orgulho mostram a satisfação em ter formado irmãos em Medicina, Engenharia e Odontologia, não viram o próprio diploma. Ele queria ter estudado fora, chegou a ir até Londrina, o sonho era ser médico ou quem sabe engenheiro. Viu esse desejo se concretizar nos pequenos.

Em meados da década de 60, o bar ganhou a movimentação que lhe rende a fama até hoje. Frequentado por intelectuais e jornalistas, foram eles que resolveram batizar o bar de Zé. Depois que o povo deu, não tinha São Jorge que mudasse.

“Todo mundo conversava e e falava, me espera no Bar do Zé. E então ficou, como opção do povo”.

Os anos passaram, muitos leites com café foram tomados ali, com pães com manteiga e salgados em geral. Em 1997, José teve um sério problema de saúde que o levou a um tratamento de cinco meses em São Paulo.

Foi daí que o destino, mais uma vez, tirou alguém da família Okama da sua profissão, ou do sonho de vive-la, para tomar a dianteira do negócio. Márcio Yassutoko Okama, agora com 47 anos, era administrador de empresas por formação e trabalhava na área. Teve de largar o emprego para tocar o bar. Novamente a interrogação da frase “quem vai cuidar do bar?” ressoou à cabeça, dessa vez, do neto.

“Quem tinha o costume de vir para a cidade resolver coisas, sempre dava uma passada aqui, hoje, tem tudo nos bairros. Na minha opinião, eu vou ser o último aqui. Só tenho duas filhas. Vai terminar em mim”, resume Márcio.

O prédio é da família e se depender de uma boa proposta, o bar pode fechar as portas. Márcio explica que é porque o comércio não está fácil, tem muita concorrência.

Pelo pai, tudo bem. O Zé que deu nome ao bar não vai ao estabelecimento há mais de ano, justamente pela dificuldade em se locomover e pela saúde já fragilizada.

O carro-chefe em 61 anos, continua sendo o café. De Kintoko Okama, José Okama a Márcio Okama, o bar não deve chegar a uma quarta geração.

Paula Maciulevicius/Campo Grande News/JE

Bar do Zé, celeiro de negócios imobiliários, venda de imóveis, dedo de prosa

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,649
Euro 6,357
Franco suíço 6,791
Yuan 0,780
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens