Prêmios distribuídos aos melhores alunos contribuem em até 94% na diminuição da evasão escolar de MS
Estado - Educação - Redução de Evasões
Foto: Edemir Rodrigues
Os prêmios distribuídos aos alunos das escolas públicas estaduais têm diminuido em até 94% a evasão e repetência escolar em Mato Grosso do Sul. Os números anteriores, segundo o governador André Puccinelli, mostram que cerca de 70% dos estudantes repetiam de ano ou abandonavam os estudos anteriomente.
Os dados foram ressaltados por Puccinelli durante entrega de 633 prêmios para os alunos da Rede Pública Estadual dos municípios de Jardim, Bela Vista, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Nioaque e Porto Murtinho.
“Quero agradecer ao grupo do magistério pela dedicação ao ensino público, escolhemos o setor da educação para priorizar em nossa administração e temos entregue aos alunos estes anos todos, desde à epoca em que eu estava a frente da prefeitura, uniformes, kits escolares, mochila, bermuda, tênis e premiado os melhores alunos”, ressaltou o governador ao lembrar que os bons programas executados no Executivo Municipal da Capital estão sendo aplicados novamente no governo do Estado, nas 362 escolas da Rede Estadual.
A padronização dos uniformes, os tabletes e bicicletas entregues aos alunos que obtiveram melhores desempenhos em 2013 mostram a qualidade das ações desenvolvidas pelo governo do Estado, conforme o governador.
“Fizemos um uniforme em que tenhamos orgulho de ter o nosso MS no peito, com a estampa da bandeira. Para que os pais e mães tenham na nossa escola pública estadual a segunda casa de seus filhos. Sintam o orgulho de terem no peito o nosso Estado pois temos orgulho de todos vocês”, comentou André, que logo em seguida homenageou os alunos premiados.
“Quero que todos os alunos fiquem de pé para receber de toda a plateia o reconhecimento do esforço de vocês. Quero render minhas homenagens a estes alunos e o meu muito obrigado pelos cidadãos sul-mato-grossenses que vocês são”, falou o governador ao saudar com palmas os estudantes, acompanhado dos pais, professores e administrativos da educação.
A premiação para os melhores alunos deste ano estará garantida, de acordo com o governador. “Os alunos que forem destaque este ano podem cobrar do próximo governante a entrega dos prêmios pois deixaremos dinheiro em caixa e prêmios, kis e uniformes comprados para serem distribuídos no ano que vem”, garantiu Puccinelli.
Para o prefeito de Jardim, Erney Cunha, o governo do Estado tem tido uma visão diferenciada com os municípios, e ao investir em educação, demostra que está preocupado com uma área fundamental para o desenvolvimento no interior.
“É uma grande oportunidade de despertar no jovem e nas crianças o sentimento de tornarem-se grandes cidadãos e isso trará reflexos positivos para o futuro de cada um desses estudantes. Para os municípios com poucos recursos, que não têm oportunidade de abranger como deveria estes segmentos, este auxílio do governo do Estado é de fundamental importância. O governador é um homem que tem olhado ‘florestas’ e não árvores”, descreveu o prefeito.
A diretora da Escola Estadual Antonio Pinto Pereira, Ana Zina, disse que os prêmios têm aguçado a vontade de estudar dos alunos.
“É uma grande conquista para a educação. Estamos acostumados a ver diariamente o mal nas mídias e quando temos um programa que incentiva o que de bom tem nas pessoas, eles se sentem valorizados. Isso acaba ajudando o trabalho dos professores em sala de aula e o interesse dos alunos. A escola pública está melhorando a cada dia e as conquistas dos últimos anos foram um salto positivo para a educação que caminha para a excelência da qualidade do ensino público”, observou a diretora.
Quem já viveu de perto a dificuldade da conquista de recursos para investimentos na educação também aprova a iniciativa do governo do Estado em premiar alunos da rede pública. A professora Suzana Lima de Medeiros, que já foi secretária municipal de educação, hoje está em sala ministrando aulas de Língua Portuguesa. Ela acredita que o incentivo é uma das principais formas de fazer com que os alunos estejam mais intressados pelos estudos.
“Esse interesse é refletido na melhor da educação de Mato Grosso do Sul. É muito bom ver nosso governante querendo fazer algo para melhorar o dia-a-dia ns escolas. Alunos valorizados, são alunos mais estudiosos, consequentemente. Este programa estabeleceu uma parceria entre a escola e a família dos alunos e isso é muito bom”, contou a professora.
Para a educadora Marilete Osmari, a distribuição de prêmios para os alunos faz com que o Estado dê exemplo a outras unidades da federação.
“Mato Grosso do Sul está se tornando modelo como condição de educação. É um projeto inovador que tem despontado a qualidade do ensino público. Um diferencial importante que contribui com o trabalho do educador e do aluno”, elogia a professora de geografia da Escola Estadual Antonio Pinto Pereira.
A entrega dos prêmios em Jardim foi acompanhada pelo prefeito do município de Jardim, Erney Cunha e pelos prefeitos de Bela Vista, Bonito, Guia Lopes da Laguna e por reprsentantes dos outros municípios contemplados (Caracol, Nioaque e Porto Murtinho).
Luciana Bomfim/Notícias MS/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito