Terça-Feira 02/09/2025 20:51

Desvalorização pode fazer faltar professores

Estado - Educação - Hora de Mudança

Foto:Divulgação

“Pode faltar professores daqui há alguns anos”, afirma João Vanderley Azevedo, presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted) de Dourados. O sindicalista explica que se não houver uma maior valorização da educação, cada vez mais os jovens vão deixar de optar por seguirem carreira como professor.

Ontem, educadores das redes municipal e estadual aderiram ao dia nacional de paralisação e se reuniram na praça Antônio João, centro de Dourados, em protesto por melhores condições de trabalho. Entre as principais reivindicações (pauta nacional) estavam o investimento de royalties do petróleo e 10% do Produto Interno Bruto (PIB) à educação. Professores da rede estadual de ensino e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) também aderiram a paralisação.

Em âmbito regional, o Simted cobra piso salarial para 20 horas e inclusão dos trabalhadores das áreas administrativas no Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR). “Vivemos um período em que nota-se grande desprestígio da profissão de educador, principalmente por causa das condições de trabalho como cargas horárias extenuantes, salários incompatíveis e falta de instrumentos que possam auxiliar no processo de ensino. Assim, notamos que cada vez mais os jovens preferem outras profissões, deixando o cargo de professor como segunda, terceira, quarta opção. Por este motivo, se nada for feito, logo não haverá mais profissionais qualificados disponíveis”, disse.

Entretanto, apesar desta situação, Vanderley lembra que ainda há tempo para uma virada de mesa. “Nos últimos anos, travamos batalhas duríssimas para que conseguíssemos manter alguns direitos, como um terço da hora atividade, por exemplo. Agora, estamos lutando por benefícios. As reivindicações são justas e quem tem a ganhar é a comunidade, pois a educação é principalmente ferramenta de transformação social. De nada adianta a cidade de Dourados ser reconhecida nacionalmente como um polo econômico, sendo que seus educadores não são tratados como deveriam”, afirmou.

Administrativos

A inclusão dos trabalhadores administrativos da educação municipal (porteiros, cozinheiras, secretárias, faxineiras e outros) no PCCR também é uma das lutas do Simted. Segundo José Antônio Osório, representante da classe, é hora de mudança. “Queremos ser reconhecidos como trabalhadores da educação, pois contribuímos para a manutenção da escola, dando todo o suporte necessário aos professores e alunos. Este reconhecimento traria nova motivação aos funcionários”, explicou Osório.

Campo Grande

Em Campo Grande, os professores da rede pública paralisaram as atividades na manhã de segunda-feira. Segundo o Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP), a categoria pede o cumprimento da Lei do Piso Nacional.

Segundo o sindicato, 80% dos professores da capital sul-mato-grossense estão parados. Cada escola tem autonomia para decidir se vai ou não aderir ao movimento nacional.

A categoria também reivindica mais investimentos na formação profissional, a aplicação dos royalties do petróleo na educação, urgência na votação do Plano Nacional de Educação (PNE) e protesta contra o reajuste do piso salarial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O protesto ocorre em diversos estados. A previsão é que a paralisação dure até quarta-feira (19) em várias capitais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a capital sul-mato-grossense tem 94 escolas municipais com capacidade para 83.789 alunos e 96 Centros de Educação Infantil (Ceinfs), para 13,5 mil alunos.

A secretaria informou que das 94 escolas da Reme, 64 aderiram a paralisação e que a aula de hoje será reposta de acordo com o calendário escolar de cada instituição.

O Progresso/RMC

Carreira dos Professores, Motivação, Hora de Mudança, Manutenção

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens