Quarta-Feira 03/09/2025 12:57

Reeducandas da Capital recebem ação de prevenção a DSTs, tuberculose e câncer do colo do útero

Estado - Ações Públicas - Projeto de Pesquisa

Imagem:Divulgação
Reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”, na Capital, estão recebendo ações do projeto de pesquisa “Incidência e fatores de risco para tuberculose e doenças sexualmente transmissíveis na população carcerária do Estado do Mato Grosso do Sul", desenvolvido pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A ação teve início no presídio nesta segunda-feira (17) e prossegue até hoje (18).

A pesquisa vem sendo realizada em 12 presídios masculinos e femininos de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã, atingindo cerca de 60% da população carcerária de MS. Sob a coordenação-geral do professor Júlio Henrique Rosa Croda, envolve a participação de aproximadamente 60 pesquisadores, entre acadêmicos, mestrandos, professores e profissionais da saúde. Este é o segundo ano em que o projeto é desenvolvido nas unidades penais. 

São realizadas atividades como entrevistas e coleta de sangue para identificar doenças como sífilis, hepatites virais e HIV, além de testes para tuberculose ativa e latente, com coleta de escarro e teste de tuberculina. Este ano, foi inserido o exame de Papanicolau, visando prevenir a incidência de câncer do colo de útero entre as detentas.

De acordo com o professor Fábio Negrão, um dos coordenadores, todos os casos identificados no ano passado foram encaminhados para tratamento, o que ocorrerá também com os que forem constatados agora. “Os resultados dos exames serão entregues em até 90 dias e os casos positivos serão encaminhados à Secretaria de Saúde, e será realizado o tratamento adequado a estas pacientes”, informa, destacando também que, além do diagnóstico precoce, outro fato importante do estudo é a identificação dos fatores de risco para aquisição destas doenças infecciosas. 

Conforme o coordenador, o apoio da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) tem sido fundamental para o sucesso da iniciativa, “no sentido de garantir que os trabalhos sejam executados com tranquilidade e eficiência”. Segundo ele, diante dessa resposta positiva, a intenção é que tenha continuidade em 2015. “Faremos um novo projeto para conseguirmos recursos para isso”, revela. 

Participando pelo segundo ano consecutivo da pesquisa, a interna do Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”, Leonida Rezende Gimenez, 39 anos, afirma que essa ação é muito importante, pois traz tranquilidade para a massa carcerária e um cuidado que, muitas vezes, as pessoas não procuram ter quando estão em liberdade. “É muito bom por que ajuda a evitar que outras pessoas peguem a doença, e a gente também recebe orientações importantes para evitar que a gente contraia”, comenta. 

Os trabalhos no presídio feminino da Capital fecham o calendário deste ano de atividades de entrevista e coleta de exames nas unidades prisionais.

Portal.MS/盧卡斯

saúde, estadao, pai canguru, bebê, uti, coordenadora, neonatal, iff, trabalho

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens