Terça-Feira 28/10/2025 18:01

Paris poluída: como o ar da cidade luz virou uma sopa tóxica

Mundo - Ecologia e Meio Ambiente - Poluição

Foto:Divulgação

Quem tem carro em Paris só vai poder tirá-lo da garagem dia sim, dia não. A medida emergencial para combater a poluição era para durar um total de cinco dias. Mas o rodízio, adotado hoje, deve ser suspenso até a meia-noite local de hoje, apontam informações mais recentes da imprensa francesa.

A mudança às pressas na agenda é justificada, pela pasta ambiental francesa, por uma “clara tendência de melhora na qualidade do ar”. Para críticos do governo, a suspensão da medida tem a ver com a impopularidade crescente da restrição entre os próprios franceses, em pleno ano eleitoral.

Não só isso. Na esteira dos debates sobre a poluição, começou a ganhar força nos jornais uma polêmica antiga – os subsídios ao diesel. O momento não poderia ser mais oportuno. Mesmo ações de combate adotadas pelo governo tornaram-se alvo de críticas.

Na última sexta-feira, o tradicional jornal francês Le Monde criticou o plano de transporte gratuito, implementado neste fim de semana, como “ tímido” e logo colocou o dedo na ferida.

O atraso na tomada de decisão, disse o periódico “é reflexo de 20 anos de inércia da França, que recai sobre todos... e do lobby da indústria automotiva, que abrange motorista, sistema operacional, fabricantes de veículos movidos a diesel, que tem sufocado o debate sobre a legislação”.

Diesel: da salvação à poluição

A ofensiva não é gratuita. Paris é mais propensa à poluição do que outras capitais europeias por causa dos subsídios ao diesel, que produz sete vezes mais poluentes nocivos à saúde do que a gasolina.

Em verdade, a França vive uma história de amor com o diesel que vem de longa data. Uma reportagem do site Huffington Post traça as raízes da poluição francêsa às políticas de estímulo econômico rural do pós-guerra implementadas pelo governo.

As medidas buscavam incentivar a recuperação do campo (cerca de metade da população francesa vivia na zona rural na época), tornando o diesel para máquinas agrícolas e caminhões mais barato.

Impostos e taxas sobre combustível foram reduzidos e continuam a ser facilitados ainda hoje. Para se ter uma ideia, a redução de impostos sobre o diesel custou à economia francesa quase 8 bilhões de euros em 2011 (cerca de 26 bilhões de reais).

Naturalmente, isso gera um efeito dramático sobre o mercado de automóveis no país. Em 2011, carros a diesel representaram 70% das vendas de automóveis por lá.

Numa cidade onde 60% da frota de carro é movida a esse combustível, não é de causar suspresa o quadro explosivo que resulta da combinação entre as emissões locais do transporte e um clima que impede a dissipação de poluentes.

Após uma semana de dias muito ensolarados e noites frias, muito do ar da França – e não apenas de Paris – tornou-se uma espécie de sopa tóxica. A mudança brusca de temperatura exacerbou o problema, criando uma bolha que impede que o ar poluído seja dissipado.

Combalida, a atmosfera parisiense conseguiu eclipsar até mesmo o arpocalipse chinês, roubando as manchetes mundiais, ainda que por um único dia. Na última sexta-feira, os níveis de poluentes em suspensão da cidade superaram aos da capital chinesa, Pequim.

Exame/RMC

Polêmica, Redução de Impostos, Poluição Frâncesa, Máquinas Agricolas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens