Quinta-Feira 04/09/2025 23:55

Marco abre primeira temporada de exposições

Estado - Cultura - Mostras Fotográficas

Foto: Divulgação

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul inaugura hoje, às 19h, no Museu de Arte Contemporânea (Marco), a 1ª Temporada de Exposições 2014 com duas mostras: “Nos Caminhos Afro”, fotografias em preto e branco do renomado fotógrafo francês Pierre Verger, e “Plano B”, intervenção da artista plástica Ana Ruas.

“Nos Caminhos Afro” conta com fotografias em preto e branco do fotógrafo, etnólogo, antropólogo e pesquisador francês Pierre Verger e marca a terceira etapa de um projeto itinerante que percorrerá quatro cidades brasileiras até 30 de novembro deste ano.

As imagens da exposição revelam singularidades, como Tambor de Mina, no Maranhão, Xangô, em Pernambuco, Candomblé, na Bahia, feiras, mercados e festas populares. A obra em exibição é resultado da vivência pessoal como fotógrafo-viajante, que se tornou antropólogo.

“Nos Caminhos Afro” é um convite a uma viagem no tempo com destino às sutilezas e às peculiaridades do universo interpretado pelo fotógrafo-viajante que realizou longas expedições de 1932 a 1970. O interesse de Verger pelo povo de origem africana o levou a destinos como Cuba, Haiti, Serra Leoa, Santo Domingos, Estados Unidos, entre outros locais.

A exposição “Nos Caminhos Afro”, antes de chegar a Campo Grande, foi vista por mais de 7 mil pessoas no Museu Assis Chateaubriand, em Campina Grande, na Paraíba. Além das fotografias, os visitantes poderão assistir a dois vídeos. São eles: “Olhares Nômades” (2005) e “Mensageiro Entre Dois Mundos” (1999).

“Plano B”, da artista plástica Ana Ruas, apresenta sua reconhecida competência em pintura mural e intervenção em locais públicos para dentro do espaço expositivo do Marco. A mostra é uma intervenção realizada na sala de exposição do Museu, onde a artista recria vários planos desse ambiente apenas com o uso da cor, uma de suas maiores especialidades, remetendo o visitante num jogo entre o que é real e o que é ilusão.

“A obra de Ana Ruas como um todo se elabora a partir de questões próprias da linguagem da pintura, às quais a artista busca resolver, ora preenchendo pequenas ou grandes telas em séries, ora recobrindo muros ou, ainda, se divertindo com o jogo do palimpsesto nas paredes de seu atelier.

Em todas essas possibilidades, busca respostas para as relações entre as formas e as cores, o tempo e o espaço, a tela e o texto, o atelier e a cidade. Nas paredes, Ana se dedica também ao jogo entre a forma e a memória do desenho.

O que estava materialmente inscrito perde contornos e nitidez e se torna mais um registro, um “instantâneo-eterno”. Mantém, deste modo, um experimento no tempo e no espaço, um palimpsesto, uma forma velada e que, ao mesmo tempo, sempre poderá voltar à cena como reminiscência.

São, antes de tudo, pinturas liberadas de qualquer finalidade prática, mas que, aliadas ao embrutecimento provocado pelo hábito, criam novas sensações e, portanto, recobrem o espaço de novos significados”, analisa a crítica de arte, Maria Adélia Menegazzo.

Ana Ruas nasceu em Machadinho (RS). Vive e trabalha em Campo Grande (MS) desde 1996, onde, além de desenvolver seu trabalho individual de ateliê, criou vários projetos de intervenções urbanas e de arte-educação. Em 2011, inaugurou o Ateliê Ana Ruas, um Ateliê aberto que reúne artistas, curadores e profissionais de diversas áreas com propostas transdisciplinares.

Serviço - A primeira Temporada de Exposições de 2014 estará aberta à visitação até o dia 1º de junho, de terça a sexta, das 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 14h às 18h. Outras informações pelo telefone (67) 3326-7449.

O Progresso/JE

FCMS, Marco, 1ª Temporada de Exposições, mostras, fotografias

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens