Quinta-Feira 04/09/2025 21:13

Sabe aquelas pulseiras de silicone? Elas detectam poluição

Brasil - Ecologia e Meio Ambiente - Absorvição

Foto:Divulgação

Se você nunca usou, certamente se lembra delas. Febre de tempos em tempos, as pulseirinhas de silicone coloridas costumam ser usadas para demonstrar apoio a uma causa, ao time favorito ou simplesmente porque viraram moda por algum motivo inexplicável. Agora, os pesquisadores demonstram que essas pulseiras podem servir a um propósito diferente.

Simples e aparentemente bobinhas, elas podem atuar como dispositivos que controlam a exposição de uma pessoa à poluentes nocivos do cotidiano, ao longo de um dia, semana ou até meses. O silicone age como uma esponja, absorvendo uma variedade de compostos a partir do ar.

Por conta dessa propriedade, pesquisadores da Universidade de Oregon resolveram monitorar a gama de compostos que as pessoas inalam em ambientes diferentes e ver se é possível identificar potenciais efeitos na saúde. O estudo foi publicado no periódico científico Environmental Science & Technology.

Antes de equipar os voluntários com os braceletes, os pesquisadores tiveram que remover os produtos químicos que são introduzidos no silicone durante a fabricação. Trinta voluntários usaram as pulseiras Oregon State laranja e branco por um período de 30 dias.

Ao término do período, 49 compostos foram encontrados nelas, incluindo retardadores de chama, pesticidas de uso interno, tais como medicamentos anti-pulga para animais de estimação, nicotina e vários produtos químicos utilizados em cosméticos e fragrâncias.

Além disso, oito voluntários que trabalhavam como pedreiros usaram as pulseiras durante oito horas, todos os dias. Os investigadores estavam à procura de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), presentes em telhados de alcatrão, um tipo de telha comumente usada nos Estados Unidos.

O resultado? Todas as pulseiras dos pedreiros apresentaram os compostos e outras 12 substâncias de uma lista nacional de poluentes considerados nocivos.

Segundo os cientistas, o uso de pulseiras de silicone poderia tornar mais fácil e mais preciso avaliar como a qualidade do ar e poluentes internos afeta a nossa saúde. (Veja 12 substâncias que envenenam o cotidiano)

Além disso, representam um grande passo em relação aos monitores de ar estacionários, que só capturam um instantâneo no tempo e não estão, necessariamente, perto de pessoas.

De quebra, acrescentam os cientistas, é um processo mais barato de monitoramento do que o método usual de medir a exposição individual à poluição, que envolve monitores acoplados à mochilas, que não são tão simples de usar e custam caro.

Exame/RMC

Pulseirinhas de Silicone, Qualidade do Ar, Monitores, Apoio

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens