Dilma pode acelerar privatização se reeleita, diz Roubini
Brasil - Ação Social - Risco Político
Foto:Divulgação
Em artigo publicado no EconoMonitor essa semana, o economista Nouriel Roubini tratou do risco político nos países emergentes com um tom diferente do que de costume.
Para o "Dr. Apocalipse", o fato de que todos os "5 frágeis" (ou BIITS) terão eleições este ano não é necessariamente negativo.
Roubini nota que as turbulências políticas em lugares como Brasil e Turquia partem não dos mais pobres e sim de uma classe média pressionada pela inflação, corrupção e péssimos serviços públicos e que hoje se expressa mais e melhor.
Estes fenômenos devem levar a uma "direção correta" na economia e a governos mais moderados, não menos.
No Brasil, até uma possível reeleição da presidente Dilma pode não significar mais do mesmo:
"Uma mudança de governo é improvável na Árica do Sul, Turquia e Brasil. Mas os governantes atuais, se reeleitos, podem mudar políticas. (...) Dilma Rousseff pode abraçar políticas macroeconômicas mais estáveis e acelerar reformas estruturais, incluindo privatizações."
No caso dos países mais frágeis que não terão eleições por enquanto, como Argentina e Venezuela, o diagnóstico é que a situação econômica e política é tão caótica que a situação só pode melhorar.
Apesar da ameaça constante do nacionalismo, o maior risco para os países emergentes é de outra natureza:
"O aumento da desigualdade pode levar eventualmente para uma reação política e social contra o liberalismo e a globalização. É por isso que o crescimento econômico nos emergentes precisa ser coeso (...) O governo tem um papel chave em prover uma rede de proteção social, manter serviços de qualidade, investir em educação, saúde, treinamento (...) e garantir igualdade de oportunidades para todos", conclui Roubini.
Exame/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito