Quarta-Feira 03/09/2025 19:53

Projeto no Baixo Amazonas está catalogado

Brasil - Ações Ambientais - Manejo de Lagos de Várzea

Foto: David McGrath

Com o objetivo de registrar a existência de um grande projeto desenvolvido há 20 anos nas proximidades de Santarém (PA), o WWF-Brasil, em conjunto com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), lança o livro “Projeto Várzea: 17 anos construindo um sistema de comanejo no Baixo Amazonas”, nas versões português e inglês.

Escrito por Sylvia Mitraud e David McGrath e “construído” com o apoio de várias organizações comunitárias e associações de Santarém, a publicação está dividida em quatro capítulos, onde conta a história do projeto, suas dificuldades, as lições aprendidas e registra os avanços que podem ser aplicados em outras áreas da Amazônia em que o manejo de lagos de várzea seja prioridade.

Além de sua longevidade, o projeto Várzea coleciona uma série de números que demonstram o sucesso de seu trabalho no oeste paraense: o aumento da produtividade dos lagos manejados, que aumentou em mais de 60%; o incremento da produção sustentável do pirarucu, que aumentou em, no mínimo, 15 vezes nas comunidades e lagos participantes da iniciativa (a situação inicial do projeto era de uma quase extinção local da espécie); e o aumento do capital social ocorrido nas comunidades em que o projeto foi desenvolvido.

Para o analista de conservação do WWF-Brasil Antonio Oviedo, a publicação é uma oportunidade de registrar e refletir sobre a longevidade do projeto. “Dentro da Rede WWF, existem pouquíssimas iniciativas que duram esse tempo. Com 20 anos de trabalho, podemos olhar os resultados que só podem ser obtidos numa escala de longo prazo. Além disso, vimos a transformação de capital social ocorrida nas comunidades onde o projeto foi desenvolvido”, explicou o especialista.

Como exemplo, o analista citou que muitos pescadores tornaram-se lideranças na região, ocupando inclusive cargos na câmara dos vereadores e na colônia de pescadores de Santarém.

Outros casos envolvem professoras, que foram treinadas pelo projeto e passaram a ocupar cargos de direção das escolas da várzea de Santarém.

A educadora do Ipam, Alcilene Cardoso, disse que o grande propósito do livro lançado agora é disseminar os resultados obtidos para outras regiões do País. “A publicação faz um resumo interessante dos nossos erros, dos acertos, do processo de construção. Este documento será um instrumento disseminador desse processo que tivemos”, falou.

Os interessados em obter uma cópia da publicação podem entrar em contato com o WWF-Brasil, o Ipam ou fazer um download da versão virtual no site do WWF-Brasil.

O Progresso/JE

existência, grande projeto, proximidades de Santarém, Ipam, Projeto Várzea

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens