Quinta-Feira 04/09/2025 06:24

Família jura que Ambrosina tem 111 anos, apesar de saúde para "lavar roupa"

Geral - Idade Verídica?

Foto: Campo Grande News

Ambrosina de Castro Ramos desde nascença é Aralzina Ramos no RG. No mesmo registro, 100 anos. Na afirmação da família, 111. A idade e até mesmo o nome foram ‘criados’. Dados por um tabelião na hora de expedir a primeira documentação de uma senhora já com anos vividos sem ter, ao menos na memória, uma data de nascimento.

“No documento ela tem 100 anos, mas na realidade, tem 111. Quando procurou para aposentar, ninguém sabia direito a idade dela. O tabelião ‘inventou’”, descreve uma das filhas caçulas, Ana de Castro Ramos, de 67 anos.

Nascida e criada em fazendas na região de Rio Brilhante, era fruto do primeiro casamento do pai. Foi mulher de peão já falecido e entre a enxada na lavoura e a labuta no fogão que criou 10 filhos. Veio para a cidade em 1978, quando passou a ‘existir’ no cartório.

Depois que estavam prontos os papeis, eis que no enredo de “afinal, que idade mamãe tem?”, um ex-patrão para quem a família trabalhou esclareceu quantos anos ela tinha. “Mas fizeram a identidade com o ano de 1913”, completa a filha.

O nome e a idade atribuídos à dona Ambrosina não lhe incomodaram. Quem nunca, até janeiro de 1980, como data a expedição do RG, teve o nome oficializado, não seria um papel que a tornaria Aralzina ou lhe traria mais ou menos anos de vida. “Mudar? Eu não. Não quis”, resume.

Com vestido verde de flores, brinco pequeno e discreto e calçando num pé uma rasteirinha e no outro uma botinha, Ambrosina é lúcida, ouve bem e entre uma foto e outra, revela pelos traços o rosto de milhares de brasileiros que nasceram e morreram em fazendas, onde o que valia era a lei do trabalho.

“Ela e meu pai eram dessas famílias que não registravam. Nós, quando já éramos mãe de filhos que procuramos registrar para tirar a aposentadoria. Aquele fazendeiro velho, não tive como perguntar nada, ele morreu logo. Em fazenda, não se ligava para isso. Se achava que tudo era daquele jeito, depois, morando na cidade, a gente viu que não podia ser daquele jeito”, narra Ana.

Ignorando a idade, seja ela qual for, dona Ambrosina não sente dores. Diz que só uns incômodos causados pelo modo como anda. De uns anos para cá, a senhorinha que até cozinha e lava roupa, ficou um pouco mais contida. À força. Um acidente fez com que parte do pé fosse amputado, mas bisturi nenhum pode levar a energia de quem se diz ser centenária.

Quando perguntado se ela se sente com 100 anos, a resposta é um não seguido de toda rotina que começa cedo, bem cedo. “Levanto 4h da manhã. Lido até a hora de ir deitar de novo. Eu não gosto de ficar parada, se tiver roupa para lavar, lavo. Se tiver que varrer, varro. Sento, esquento leite e vou comer. Depois, lá por 10h tomo mate e meio-dia é hora do tereré”.

Até pouco tempo ela ainda saía, ia de um bairro a outro, a pé, visitar uma filha. “Se teimar, eu vou”, a senhora fala como quem sabe que já é proibida pelos filhos.

E no final da reportagem, dona Ambrosina pede ao fotógrafo para ver a foto. “Está bonita”, diz a mim em tom de quem aprova a publicação.

Só para lembrar, a mulher mais velha do mundo tem 116 anos.

Paula Maciulevicius/Campo Grande News/JE

Ambrosina de Castro Ramos, Aralzina Ramos, RG, idade e nome criados

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens