Quarta-Feira 03/09/2025 05:40

Fundect aprova Programa de Apoio a Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica

Estado - Novas Tecnologias - Programa de Apoio à Incubadoras

Foto: msreporter.com.br

O Conselho Superior da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) aprovou, em sua última reunião, no dia 24 de fevereiro, a criação do Programa de Apoio a Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica.

Segundo o diretor-presidente da Fundect, professor Marcelo Turine, o programa será um grande avanço na área de inovação tecnológica no Estado, pois visa apoiar o desenvolvimento das Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica (IEBT) como estratégia para a geração de novos produtos, processos e empresas de base tecnológica, capazes de posicionar o Estado nos rumos da economia do conhecimento.

As IEBT são organizações que estimulam o processo de criação de novas empresas intensivas em tecnologia, a partir da seleção de boas propostas de pessoas empreendedoras, empresarialmente viáveis, oferecendo apoio por tempo limitado, incluindo espaço físico, capacitação empresarial e serviços de assessoria para o funcionamento das empresas nascentes.

Jardel Mattos, presidente da Rede Sul-Mato-Grossense de Inovação, associação que engloba as incubadoras de empresas, parques tecnológicos (em processo de implantação em MS) e habitats de inovação do Estado, afirma que atualmente, em Campo Grande, existem as incubadoras municipais (alimentos, vestuário, artesanato, couro e tecnológica), a Interp, da Fundação Manoel de Barros, e a Pantanal Incubadora Mista de Empresas (Pime), vinculada à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), da qual é gerente. Em Dourados, existem ainda a Incubadora Municipal e a Incubadora Fênix, ligada à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Outras incubadoras estão sendo implantadas em cidades do interior, como Ponta Porã e Nova Andradina.

Mattos explica que em uma incubadora a empresa passa por várias fases. Na pré-incubação, a empresa ou pessoa física ainda não precisa ter CNPJ. Ela chega à incubadora com uma ideia ou um projeto e passa por uma seleção. Sendo pré-selecionada, ela inicia o período de adaptação e, em seguida, começa o estágio de incubação.

Uma empresa incubada recebe apoio de diversas formas, como infraestrutura, consultoria, compra de equipamentos, auxílio para escrever projetos, parcerias com universidades, ou seja, todo suporte necessário para se desenvolver de forma saudável para que tenha êxito. "O sucesso não é garantido, mas a incubadora dá todo o apoio necessário para isso", destaca Mattos.

A empresa incubada pode se tornar graduada quando já está madura o suficiente para se manter sozinha. Neste momento, torna-se associada ou independente.

A empresa graduada associada continua sendo uma parceira da incubadora. Já a empresa independente desvincula-se da incubadora, percorrendo sua trajetória sozinha, como é o caso de algumas que precisam migrar para outras localidades.

O assistente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Emerson Corazza, garante que o IFMS está em pleno processo de implantação de incubadoras em seus sete campi, começando com Nova Andradina, onde está sendo implantada incubadora de base tecnológica para atender as demandas já existentes dos estudantes. "Depois nós vamos partindo em escala para os demais campi que já estão com sede definitiva", explica Corazza.

Com relação ao Programa de Apoio a Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica da Fundect, Corazza afirma que a iniciativa é algo buscado há muito tempo.

"Essa ação da Fundect é um marco que vai mostrar a mudança e o projeto de um futuro diferente. Esse programa vai ser a semente da estruturação de todo esse habitat de inovação que a gente tem, incubadoras e Parques Tecnológicos, apoiando o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais", afirma.

"A formação desse programa de apoio é muito importante, tanto para a incubadora da Fundação Manoel de Barros como para as outras incubadoras de base tecnológica de Mato Grosso do Sul, porque visa fortalecer essas incubadoras para que realmente elas possam ter uma infraestrutura, melhorar seu atendimento e captar mais empreendedores e, assim, colocar no mercado mais empresas com grande chance de sucesso", ressalta o diretor administrativo da Fundação Manoel de Barros (FMB), Marcos Henrique Marques.

O Programa de Apoio a Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica apoiará indiretamente a implantação de Parques Tecnológicos em Mato Grosso do Sul, pois o ideal é que sejam compostos também por incubadoras, explica Mattos.

"Um Parque Tecnológico sem incubadora não é um Parque Tecnológico", assegura o pesquisador. Não há registros de parques que não tenham empresas incubadas em sua estrutura, seja como parte integrante, seja como uma extensão. Isso porque uma boa ideia pode não obter sucesso no Parque Tecnológico sem antes passar por todos os processos que uma incubadora oferece.

Atualmente, existem 88 empresas nas Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica em Mato Grosso do Sul, sendo 32 já graduadas e 56 ainda incubadas.

Rede MS de Inovação e as IEBTs têm como objetivo ampliar a capacidade de operação e o aumento do número de empresas atendidas no Estado, o aprimoramento dos serviços prestados às empresas, a ampliação dos impactos da incubadora sobre a comunidade em que está inserida e o incremento do conteúdo de inovação tecnológica das empresas atendidas.

Brasiluza Neves/Notícias MS/JE

Conselho Superior da Fundect, última reunião, criação do Programa de Apoio

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens