Quarta-Feira 03/09/2025 00:17

Polícia Civil lança campanha para lutar por melhorias das condições de trabalho

Estado - Ações Policiais - Valorização da Polícia

Foto: Facebook

Nos últimos dias, o Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul), tem divulgado por meio da imprensa e outros meios de comunicação o que o sindicato considera ser um descaso do governo do Estado com a classe.

Esse descaso, na opinião do dirigente do Sinpol Alexandre Barbosa da Silva, traz para a sociedade sul-mato-grossense e para os policiais civis graves conseqüências.

De acordo com o presidente da Sinpol, há cerca de quatro anos são feitas campanhas de valorização da PC (Polícia Civil), na questão do piso salarial, que é o mais baixo do país, além de ser reivindicada melhores condições de trabalho, como melhoria da infraestrutura de delegacias, e o aumento do número de viaturas e equipamentos de informática.

A profissão do policial civil é dividida em delegado, perito, investigador, escrivão, papiloscopista e agente da polícia científica. Os profissionais investigadores e escrivães somam 1.250. Acrescentando a esses os profissionais, papiloscopista e agentes da polícia científica, seriam necessários nesses quatro setores 1.400 policiais. Já delegados e peritos somam 1.600 policiais. Somente para investigadores e escrivães, o Estado deveria possuir 2.400 profissionais ativos, ou seja, o déficit de profissionais é de 1250.

Outra reivindicação é que para o concurso da PC que está em andamento sejam aumentadas as vagas de 200 para 500. O sindicato também reivindicada a remoção dos presos em delegacias do Estado para os presídios. “Delegacia não é local de preso, hoje há no Estado 700 presos em delegacias devido à falta de vagas em presídios. Não é papel do PC cuidar desses presos. Enquanto ficamos nas delegacias, a população perde, pois não estamos na rua fazendo nosso trabalho”, lamenta o presidente Alexandre.

A falta de equipamentos de informática e efetivo também prejudica a população, exemplo disso é no momento em que uma pessoa for realizar um BO (Boletim de Ocorrência). Muitas vezes,  essa pessoa fica horas em uma delegacia, pois não há como atendê-la de forma rápida e eficaz.

Em relação ao armamento, muitos policiais não têm pistolas e utilizam ainda revólveres. Segundo Alexandre, as viaturas estão sucateadas e algumas delegacias possuem apenas uma.

O presidente explica que muitos equipamentos recebidos hoje vão para a fronteira, devido à época da Copa, e esse equipamento não é proveniente do governo estadual, mas sim, do governo federal, por meio do Ministério da Justiça.

“O governo estadual não investe. Somente o federal. E ultimamente só atende as regiões de fronteira devido a Copa do Mundo”. O presidente lembra que muitas vezes o policial utiliza do seu próprio dinheiro para a compra de munição, que tem estado escassa.

O efetivo da polícia civil tem uma sobrecarga de trabalho, conforme explica Alexandre. Hoje, há policiais que trabalham mais de 300 horas mensais, e a máxima seria de 170 horas mensais. Aqueles que excedem essas horas não recebem o valor da hora extra prescrita na lei estadual n° 114/2005. Muitos policiais fazem “bico”, para ganhar um pouco além do valor do salário. Aos que ingressam hoje na carreira, a média de salário é de R$3.331,00, a reivindicação é que aumente em 9%.

No próximo sábado, o Sinpol irá realizar uma assembleia geral para discutir a situação do setor. Alexandre explica que há alguns meses tentando marcar uma audiência com o governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), porém, sem sucesso. Caso não sejam atendidos, a greve não é descartada pelos policiais.

MS Notícias/JE

Sinpol, sociedade sul-mato-grossense, policias civis, graves consequências

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens