Quinta-Feira 06/11/2025 22:45

Produtores da Buriti farão ‘contra laudos’ para reavaliar terras

Estado - Ações Públicas - Valor Real do Terreno

Foto: Elvio Lopes

Os produtores rurais das 31 propriedades da região denominada Terra Buriti, nos municípios de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti, deverão realizar, por conta própria, um contra laudo para apresentar ao governo federal, com dados técnicos que comprovem o valor real dos 15 mil hectares reivindicados como área indígena para ser anexada à Reserva Indígena Buriti, atualmente com 2,2 mil hectares.

O anúncio foi feito ontem, no início da tarde, depois de quase duas horas de reunião entre o assessor do Ministério da Justiça, Marcelo Veiga, o governador André Puccinelli, produtores rurais e representantes da Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério Público Federal (MPF) e da comunidade indígena.

Veiga veio a Campo Grande por determinação do ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, para tratar com os produtores rurais os valores a serem negociados pelos 15 mil hectares que serão destinados à reserva indígena.

O governo federal, baseado em laudos realizados por técnicos da União, avaliou as propriedades da área em conflito em R$ 78 milhões, porém, conforme explicou ontem, logo após a reunião, o fazendeiro Ricardo Bacha, a terra pretendida pelos indígenas valeria pelo menos o dobro e o negócio poderia ter sido fechado em R$ 150 milhões.

Bacha explicou que, com o prazo de 30 dias, a contar do dia 6 de março, os produtores terão que elaborar um contra laudo para apresentar ao governo federal no início de abril, de uma avaliação das terras e benfeitorias e dos valores das propriedades em disputa pela comunidade indígena.

De acordo com Bacha, serão contratados profissionais capacitados para fazer esses levantamentos e demonstrar ao governo federal, com provas técnicas, do valor real e legal dos 15 mil hectares pleiteados pelos índios.

“Cada propriedade tem uma história e deve ser avaliada de forma correta, por técnicos sem nenhuma influência governamental, para que sejam determinados valores corretos a serem pagos aos produtrores”, destacou Bacha.

Bacha também explicou que, dos 31 proprietários das áreas invadidas, apenas quatro permanecem em sua propriedade. Ele mesmo confirmou que deixou sua fazenda, a Buriti, em maio do ano passado e desde então está impedido de voltar ao local.

O assessor Marcelo Veiga confirmou que o governo federal resolveu rever os valores das terras e concedeu o prazo de 30 dias para que esses laudos, que devem provar tecnicamente os erros dos laudos oficiais, sejam apresentados para análise no Ministério da Justiça e nova reunião seja feita para avançar as negociações de compra das áreas.

O governador André Puccinelli, que destacou o papel do governo estadual na intermediar as negociações entre a União e os proprietários das áreas reivindicadas para os indígenas, afirmou que, em um dos laudos, os técnicos classificaram uma propriedade rural da área Buriti, de 900 metros de altitude, como passível de alagamentos, o que reduziria seu valor.

“Esse foi um dos erros apresentados no laudo oficial, provavelmente sem intenção, mas os produtores agora têm a oportunidade de realizar um novo laudo e apresentar dados que possam contestar os anteriores e demonstrar o valor real de suas terras e o governo federal está disposto a pagar se os produtores provarem que vale mais”, concluiu o governador, após a reunião.

Elvio Lopes/O Progresso/JE

produtores rurais, propriedades da região, Terra Buriti, reavaliação de terras

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens