Quinta-Feira 04/09/2025 15:04

Banco de dados da segurança pública de Mato Grosso do Sul é modelo em todo o País

Brasil - Estado - Segurança Pública - Banco de Dados

Um banco de dados único, através do qual todas as forças policiais possam obter informações importantes para a tomada de decisões e planejamento de ações, como números de crimes, áreas críticas, veículos em busca e pessoas procuradas pela justiça, por exemplo. O que até 2006 era sonho, tornou-se realidade em Mato Grosso do Sul e já começa a ser implantado em outros Estados brasileiros.

O Estado possui hoje um dos maiores e mais eficientes bancos de dados de segurança pública do País. Pertencente à Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), o sistema engloba todas as forças, como Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, Perícia, Agência Penitenciária do Estado (Agepen) e Superintendência de Assistência Sócioeducativa (SAS).

Todas as ocorrências, instauração e movimentação de procedimentos, objetos e veículos furtados, são incluídos no banco de dados único que é atualizado 24 horas, todos os dias da semana, integrando e disponibilizando informações de forma eficiente e segura entre as forças.

De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, a tecnologia utilizada no Estado oferece a necessária vantagem entre o crime e o seu combate. “A partir da visualição dos cenários do banco de dados podemos escolher soluções rápidas, simples, seguras, completas e inteligentes que permitam que a polícia esteja sempre à frente em todas as situações”, enfatiza.

Outra grande vantagem do banco de dados único da Sejusp é a troca de informações com o sistema Infoseg, utilizado pelas polícias de todo o País. “Quando inserimos no nosso sistema o mandado de prisão de um indivíduo ou dados de um veículo furtado, automaticamente essas informações são repassadas e atualizadas de imediato pelo sistema nacional. A partir daí, caso o veículo ou a pessoa sejam consultados em qualquer parte do Brasil, é possível saber que são procurados”, explica Jacini.

Transparência

Além de subsidiar as forças com informações e direcionar as ações da Sejusp, os dados são públicos e podem ser acessados por qualquer pessoa, através da internet. “Mensalmente nós compilamos os dados e divulgamos uma estatística completa de forma setorizada, por crimes e cidades”, destaca o secretário.

Qualquer cidadão pode ainda acessar pela internet os painéis gerenciais que mostram em tempo real as ocorrências policiais, áreas e cidades que são registradas, por fato ou período, através das páginas da Sejusp e das polícias, que possuem o link “estatística”. As informações podem ser visualizadas não apenas em números, mas também em forma de gráficos.

“Trabalhamos e mostramos os nossos resultados a toda a população. Paralelo a isso, o nosso banco de dados é compartilhado também com o Poder Judiciário e o Ministério Público, que têm livre acesso a todas as ações das forças ligadas à Sejusp”, conclui Wantuir Jacini.

Noticias MS

MS, Banco de Dados, Segurança Pública, Modelo, Brasil

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • Café da Manhã da FAEMS

    Café da Manhã da FAEMS

    Cidade:Campo Grande
    Data:19/09/2011
    Local:ACICG - Associação Comercial de Campo Grande

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens