Quarta-Feira 03/09/2025 14:15

Tudo tem rendido menos após 2008 e a culpa não é só da crise

Mundo - Empreendedorismo - Desenvolvimento

Imagem:Divulgaçao
A situação anda desanimadora para os investidores, mas não só para quem investe na bolsa. Tanto os investimentos mais conservadores, quanto os mais arriscados têm trazido menores retornos de 2008 para cá, nos últimos seis anos, quando comparados aos seis anos anteriores, de 2002 a 2007. E a culpa não é só da crise.

Um estudo divulgado pelo Instituto Assaf com exclusividade para EXAME.com mostra o desempenho de alguns dos principais investimentos do mercado nos seis anos que precederam a crise financeira internacional, entre janeiro de 2002 a dezembro de 2007, e nos seis anos posteriores à crise, de janeiro de 2008 a dezembro de 2013.

Confira abaixo os rendimentos brutos das aplicações nos dois períodos e veja na tabela seguinte os rendimentos reais de cada aplicação (descontada a inflação). 

Investimento 2002 a 2007 2008 a 2013
Poupança 66,93% 50,20%
CDB 124,41% 71,23%
Renda Fixa (CDI) 133,07% 77,46%
Ouro 95,80% 87,06%
Dólar -26,12% 32,99%
Bolsa (Ibovespa) 370,58% -19,37%
Imóveis (INCC) 70,82% 55,02%
Título Público (IMA-B) 172,14% 151,71%

Entre 2002 a 2007, a inflação acumulada, medida pelo IPCA (índice oficial do Governo), foi de 50,7% e no período de 2008 a 2013, foi de 39,67%. Confira a rentabilidade real a seguir:

Investimento 2002 a 2007 2008 a 2013
Poupança 10,77% 7,54%
CDB 48,91% 22,59%
Renda Fixa (CDI) 54,66% 27,05%
Ouro 29,93% 33,93%
Dólar -50,98% -4,78%
Bolsa (Ibovespa) 212,26% -42,27%
Imóveis (INCC) 13,35% 10,99%
Título Público (IMA-B) 80,58% 80,22%
 

O resultado mostra que no geral as aplicações tiveram desempenhos piores no segundo período.

Em uma leitura desatenta, a crise pode parecer a resposta para a piora nos rendimentos, mas outros importantes fatores influenciaram os desempenhos, como os juros básicos da economia.

Renda fixa

Conforme explica Alexandra Almawi, economista da Lerosa Investimentos, a queda no desempenho dos ativos de renda fixa é ligada principalmente à política da taxa Selic. “Não existe uma relação direta entre a crise e os investimentos fora da bolsa. Existem crises nas quais os juros sobem e outras nas quais os juros caem”, afirma.

Como os juros são o principal fator de influência sobre o comportamento dos investimentos de renda fixa e a decisão de aumentar ou reduzir a taxa básica pode ser tomada por diversas motivações, como para conter a inflação, estimular o consumo, e não exatamente pela crise externa, é impossível dizer se uma nova crise pode prejudicar ou ajudar a renda fixa. 

No caso dessa crise mais recente, por exemplo, a reação do governo à piora do cenário externo e à euforia nos países emergentes foi reduzir os juros para estimular o consumo. “O governo achou que tinha espaço e reduziu os juros para estimular o crescimento via consumo, mas fez isso de forma muito brusca. O resultado foi um crescimento baixo e uma pancada nos investimentos”, opina Alexandra.

Para William Eid, professor da Fundação Getúlio Vargas, a renda fixa também teve um rendimento menor no segundo período do estudo porque entre 2002 e 2003 os juros básicos estavam muito elevados. “Em 2002, durante a incerteza gerada pela eleição de Lula, o CDI estava em torno de 18%; em 2003 chegou a 26%, e ficava sempre acima de 15% no início do período”, diz.

Mercado de ações

Ainda que a crise não tenha sido o principal fator do pior desempenho da renda fixa após 2008, ela pode ter tido efeitos mais diretos sobre o mercado acionário.

Segundo William Eid, a crise influencia muito a bolsa porque afeta diretamente a atividade do capital estrangeiro no mercado, fator de grande impacto sobre a Bovespa. “No início de 2008, com a crise lá fora, os investidores achavam que aqui poderia ser diferente. O dinheiro veio para cá, mas depois, quando a situação piorou aqui, o dinheiro foi embora”, afirma.

Jurandir Sell Macedo, professor da UFSC e consultor do Itaú Unibanco, concorda que a crise teve forte impacto sobre a bolsa, os imóveis e os ativos no geral, mas ressalta que a relação nem sempre é direta, como mostra o caso da Venezuela, cuja bolsa teve o maior rendimento no mundo em 2013, mesmo em um cenário de crise.

Para Macedo, a bolsa brasileira foi afetada nos últimos anos sobretudo pela desconfiança dos investidores em relação ao governo. “A política econômica brasileira deixou a desejar em termos de credibilidade, houve excesso de intervenção e isso gerou um desânimo internacional."

Ele acrescenta que o mercado financeiro tem um comportamento maniqueísta, por isso as reações dos investidores sobre as atitudes do governo são as mais extremas. "O Brasil, que para os investidores estava decolando num passe de mágica, agora não tem mais nada que preste, na visão deles. Uma hora vai tudo para um lado e na outra hora tudo vai pro outro. O mercado é um pouco maníaco-depressivo”, brinca o consultor do Itaú.

Segundo Eid, existe uma crença entre estudiosos de que em países turbulentos, como o Brasil, quem corre pouco risco se sai melhor. Isso ocorre porque nesses mercados, a intensidade com que os ativos caem durante uma tendência de baixa é maior do que a intensidade com que eles sobem quando a tendência é de alta.

Em outras palavras, em países com maior instabilidade ganha mais quem diversifica na renda fixa, sem se preocupar em tomar muitos riscos.

Fabiano Guasti Lima, pesquisador do Instituto Assaf e responsável pela elaboração do levantamento, diz que uma das principais conclusões do estudo é que existem investimentos mais e menos cíclicos.

“É importante olhar os resultados para entender os riscos de cada investimento. Assim, quando o investidor sentir cheiro de crise, ele saberá melhor como movimentar o dinheiro de um investimento mais arriscado para outro de menor risco”, diz.

Estudo 

Para chegar ao desempenho de CDB, dólar, ouro, poupança e CDI (taxa de juros que costuma balizar as aplicações de renda fixa), foram usadas as rentabilidades médias acumuladas divulgadas pelo Banco Central. A rentabilidade acumulada do Ibovespa foi utilizada para representar o desempenho da bolsa.

Para a variação dos imóveis foi usado o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) da Fundação Getúlio Vargas. E o desempenho dos títulos públicos foi medido pelo IMA-B, índice calculado com base na evolução de carteiras compostas por títulos atrelados ao IPCA (NTN-B).

O único investimento que teve um desempenho superior no período de 2008 a 2013 foi o dólar. Por ter como lastro a maior economia do mundo, a moeda é tida como um refúgio para investidores que querem se proteger em momentos de crise, o que eleva seu preço.

A bolsa foi o investimento com a maior guinada entre os períodos, o que comprova sua maior volatilidade e seu comportamento cíclico.

Os imóveis também têm trazido menores retornos. “O comportamento dos imóveis comprova a tese de que a bolha [alta artificial dos preços, seguida de queda brusca] existe. Até 2007 os imóveis subiram 70% e agora têm andado de lado”, comenta William Eid.

Os CDBs, títulos públicos e CDI tiveram os melhores resultados depois do dólar no período pós-crise, apesar de também sofrerem uma redução na rentabilidade do primeiro para o segundo período analisado.

A pior performance da renda fixa pode ser atribuída às oscilações dos juros, que no início de 2002 e 2003 estavam em patamares muito elevados, para no período de 2008 a 2013 passarem por uma redução, chegando à mínima histórica de 7,25% ao ano.

E a caderneta de poupança apresentou um desempenho pior após 2008 sobretudo pela mudança na sua regra de remuneração, realizada em maio de 2012.

Portal Examel/盧卡斯

desenvolvimento, tabela, trazido menores, estimular o consumo, juro

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens