Quarta-Feira 03/09/2025 07:48

Formigas constroem balsas para salvar rainha em inundações

Brasil - Ecologia e Meio Ambiente - Desafios Ambientais

Foto:Divulgação

Quando uma inundação ameaça toda a colônia, as formigas constroem balsas com seus próprios corpos no centro das quais vai a rainha, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela "Public Library of Science".

"Os organismos sociais podem superar os desafios ambientais mediante o esforço coletivo", ressaltou o estudo dirigido por Jessica Purcell, da Universidade de Lausanne, na Suíça.

A vantagem dos organismos sociais é que podem reagir de maneira coletiva e organizada desempenhando tarefas que cada indivíduo não poderia conseguir por si próprio. Por exemplo, algumas sociedades respondem aos predadores montando uma defesa coordenada.

Algumas formigas que se alimentam de folhas formam uma linha com as operárias maiores e esquadras de operárias menores para bloquear o avanço das formigas invasoras.

Já as abelhas de mel no Japão rodeiam as vespas predadoras, que são maiores, formando um "forno" que eleva a temperatura e mata a intrusa.

"Um exemplo impressionante de tal conduta coletiva ocorre quando as formigas se enlaçam fisicamente formando "balsas" para escapar de uma inundação", explicou Purcell.

Mas a construção das balsas apresenta o que Purcell descreve como um dilema social: dado que algumas posições implicam mais risco individual que as outras, como a comunidade distribui custos e benefícios.

O grupo liderado por Purcell estudou esta situação nas Formica selysi, formigas que habitam em planícies propensas às inundações, às quais levaram ao laboratório e as submeteram a inundações simuladas.

"Observamos que as operárias ficam distribuídas por toda a balsa, as rainhas sempre estão no centro protegidas por todos lados, e 100% das pupas e larvas ficam na base", explica o artigo.

Os experimentos mostraram que as operárias e as pupas são extremamente resistentes à submersão, motivo pelo qual a distribuição na "balsa" dos postos de risco maior tem um custo social aceitável para a colônia.

"Esperávamos que os indivíduos submersos na base da balsa pagassem o custo mais alto e nos surpreendeu ver que sistematicamente colocam os membros mais jovens da colônia nessa posição", comentou Purcel.

As operárias protegem o indivíduo mais importante de toda a colônia, a rainha, e usam a maior capacidade de flutuação das pupas para proteger o grupo e minimizar as lesões e mortes.

"A colocação de todas as pupas e larvas na base de uma balsa coerente traz vários benefícios: preserva a integridade da colônia, tira vantagem de seu maior capacidade de flutuação e aumenta a proporção de operárias que se recuperam imediatamente depois da necessidade da balsa", indicou o estudo.

Exame/RMC

Organismos Sociais, Custo Social, Inundação, Necessidade da Balsa

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens