Quarta-Feira 03/09/2025 09:49

Soja no Brasil, a face oculta de um cultivo milagroso

Brasil - Agricultura - Colheita da Soja

Foto:Divulgação

Sob uma nuvem de poeira, seis colheitadeiras enfileiradas devoram o campo. Os grãos dourados que se amontoam nos reboques antecipam mais uma colheita recorde de soja no Brasil, obtida à base de muito sol e chuva, mas também de produtos químicos.

"Tiro de 55 a 60 sacas (de 60 quilos) por hectare. É uma produtividade histórica para um começo de colheita", comemora Antonio Galvan, vice-presidente da cooperativa agrícola na cidade mato-grossense de Sinop (centro-oeste), confortavelmente instalado em sua máquina climatizada, guiada por GPS.

O Brasil sonha em chegar às 90 milhões de toneladas da oleaginosa este ano e desbancar os Estados Unidos, primeiro produtor mundial de soja.

"O principal fator é o clima: no estado de Mato Grosso choveu bastante e o sol foi abundante", conta o proprietário de 2.500 hectares de terras. "Isto pode acabar, mas por enquanto estamos em lua-de-mel!".

Enquanto isso, em outras regiões do Brasil, a seca e os ataques de pragas podem comprometer parte da colheita.

Um Equador inteiro plantado com soja

O segundo segredo da soja brasileira é a imensidão dos plantios. Sob uma espessa camada de folhas, os grãos da oleaginosa ocupam um total de 290.000 km², uma superfície superior à do território do Equador (283.000 km²).

"A soja tem um impacto indireto na Amazônia", lembra Marcio Astrini, da organização ambientalista Greenpeace.

"Com frequência, ocupa as áreas antes dedicadas à pecuária, que, por sua vez, é empurrada para a selva amazônica", prossegue.

Em alguns locais, os campos produzem duas colheitas ao ano, como os de Antonio Galvan, onde os discos de uma semeadora abrem trincheiras na terra avermelhada.

"Uma única chuva pode mudar tudo, por isso semeamos no mesmo dia da colheita", explica, enquanto tira da terra um grão de milho violeta, acrescentando: "Está coberto de produtos químicos, terminará de crescer em quatro meses".

Esta "pequena colheita" de milho ou algodão é comum na região, mas, em alguns campos colhidos, as folhas de soja já germinam.

"O milho vende barato, os colegas ficam tentados a plantar soja sobre soja. Mas isso aumenta o risco de pragas e empobrece o solo", alerta Galvan. No ano passado, de 80.000 a 100.000 hectares do Mato Grosso foram semeadas duas vezes seguidas com soja, segundo a Aprosoja, associação que representa o setor.

A produtividade brasileira também é grande consumidora de fitossanitários. O Brasil, quinta potência agrícola do planeta, é o primeiro consumidor desses produtos: 852 milhões de litros de pesticidas e 6,7 milhões de toneladas de fertilizantes foram consumidos em 2011, segundo a associação da indústria de proteção vegetal.

"O solo é pobre, deve-se adicionar azoto, fósforo e potássio para torná-lo fértil", garante Silveisio de Oliveira, produtor da vizinha Tapurah.

Assim como 89% da soja produzida no Brasil, as variedades que o ele cultiva são geneticamente modificadas. "Optar pelos OGM reduz os custos com fitossanitários e evita perdas. A variedade Intacta, da Monsanto, por exemplo, resiste aos ataques das lagartas", explica. Esta praga comeu 10% de seus ganhos este ano, lamenta.

O lado negativo dos OGM

Mas o uso intensivo dos OGM tem seu lado negativo. Por exemplo, quando o milho da "colheita pequena" brota entre a soja no ano seguinte.

"Quando o produtor aplica glifosato - um herbicida - elimina os ervas daninhas, mas não a soja, nem o milho de replantio porque ambos são RR" (transgênicos Roundup Ready, ou seja, resistentes ao glifosato), explicou em janeiro Nery Ribas, diretor técnico da Aprosoja Mato Grosso.

O problema é que a presença de dois a quatro pés de milho por metro quadrado de soja pode diminuir o rendimento da oleaginosa em até 50%, segundo o instituto Embrapa Soja.

Segundo previsões do Departamento de Agricultura americana (USDA), o Brasil deve exportar 44 milhões de toneladas do pequeno grão amarelo em 2013-2014, a maior parte para a China.

Exame/RMC

Colheitadeiras, Produtividade Brasileira, Risco de Pragas, Pequena Colheita

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens