Quarta-Feira 08/10/2025 14:58

A Volkswagen se mexe com o Up!, depois de tanta Kombi e Gol

Mundo - Mercado de Trabalho - Novidade para o Mundo dos Carros

 

Imagem:Divulgação
Nos dias 4 e 5 de fevereiro, a montadora alemã Volkswagen reuniu jornalistas e apaixonados por carros em Gramado, na Serra Gaúcha, para apresentar sua grande novidade do ano: o compacto Up!. O carrinho, que chegará às lojas depois do Carnaval, virá credenciado.

As quatro versões — que custarão a partir de 29 000 reais — receberam notas máximas em testes de consumo de combustível. Antes mesmo de ir às ruas, o Up! foi considerado o mais seguro do Brasil. A expectativa da Volks é vender 100 000 unidades em 2014, o que faria do modelo o terceiro mais popular da marca. O que não será dito em Gramado é que a Volks acompanha a chegada do Up! com enorme dose de apreensão.

Trata-se do primeiro lançamento em mais de uma década, desde o compacto Fox, em 2003, de uma nova plataforma (termo técnico que designa a base sobre a qual se constrói o carro) fabricada no Brasil. E a missão do modelo é estancar uma das maiores quedas nas vendas da história da montadora no país. 

A timidez criativa da Volks aconteceu justamente em um período de grande transformação no mercado. Desde 2000, o número de montadoras instaladas no país passou de 15 para 49. Para o consumidor, foi como sair da Idade da Pedra. Acostumados a pagar caro por modelos básicos, de repente os brasileiros passaram a ter liberdade de escolha com a chegada de montadoras japonesas, coreanas e até chinesas.

Hoje, existem mais de 1 000 modelos à venda no país. Nos últimos cinco anos, novatas como a Hyundai ganharam mais de 5 pontos de participação de mercado. E ninguém sofreu tanto com essa transformação quanto a Volks. Somente em 2013 a empresa vendeu 116 000 carros a menos do que no ano anterior.

Desde 2009, a montadora recuou 5,7 pontos, caindo da primeira para a terceira posição no ranking do setor. Suas tradicionais rivais apanharam menos porque decidiram se mexer. Nos últimos três anos, GM e Ford, por exemplo, lançaram duas novas plataformas cada uma. 

Depois de tantos anos sem grandes novidades, a Volkswagen não tem modelos para competir em alguns dos nichos de mercado que mais cresceram. Falta um SUV compacto, como o EcoSport, da Ford, que foi lançado em 2003 e já vendeu 500 000 unidades no país. Ao mesmo tempo, os carros tradicionais da empresa ganharam concorrentes mais modernos e baratos.

No Gol, campeão de vendas da Volks há 27 anos, os opcionais são cobrados à parte. Um Gol 1.0 completo sai 5% mais caro do que o HB20 com a mesma motorização. “A morosidade dos lançamentos é nossa maior dificuldade”, diz Sérgio Reze, presidente da associação dos concessionários da marca. 

Ficou claro para os revendedores que a Volks extrairia o máximo de seus velhos modelos, mesmo que isso custasse vendas menores. Lançar um modelo custa caro (cerca de 1 bilhão de reais) e não há, para uma montadora, negócio mais lucrativo do que vender carros antigos.

Desde 2010, quando a alemã Jutta Dierks assumiu a vice-presidência de vendas e mar­keting da Volks, a estratégia ficou ainda mais clara. A empresa endureceu na negociação com os revendedores. A margem das concessionárias, que segundo Reze ficava na casa dos 7%, caiu até 2 pontos percentuais — o que atrapalha na hora de dar descontos e fazer promoções.

Em nota, a Volks diz que a queda nas vendas no Brasil é cíclica e decorre de uma renovação no portfólio global. O maior símbolo dessa renovação é o fim da Kombi, lançada em 1957, que só continuava a ser produzida no Brasil.

Em 2013, a Volks vendeu 25 000 unidades e faturou 1 bilhão de reais com o utilitário. Mas uma mudança na legislação obrigou a montadora a aposentar a Kombi em 2014 por razões de segurança. Está aí um modelo que também deu o que tinha que dar.

Portal Examel/盧卡斯

carros novo, up, razões de segurança, kombi, revendedores, concessionárias

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens