Quinta-Feira 04/09/2025 21:45

Oito previsões de segurança digital para 2014

Brasil - Segurança Pública - Segurança Online

Foto: resenhadigital.com.br

Em 2013, foi o ano em que a segurança online se tornou centro das atenções. Isso ocorreu devido a ataques cibernéticos envolvendo países e prisões de cibercriminosos.

Diante disso, pesquisadores de segurança cibernética do Websense Security Labs revelam as previsões para 2014 a fim de ajudar as empresas a se defenderem conta ataques em toda a cadeia de ameaças.

O relatório completo está disponível aqui. O relatório inclui recomendações e artigos detalhados sobre tendências de ataques avançados, novos kits de exploração, segurança agressiva, segurança na nuvem, os perigos da rede social profissional e problemas com Java.

"Em 2013, os hackers aperfeiçoaram suas técnicas para contornar defesas tradicionais", disse Charles Renert, vice-presidente de pesquisa de segurança da Websense.

"Em 2014, os ataques online serão ainda mais complexos e diversificados. O volume total de malware avançado deve cair - mas prevemos um aumento no volume de ataques direcionados e eventos de destruição de dados. As empresas devem aumentar suas defesas de segurança, pois os hackers continuam procurando novos caminhos para burlar as defesas tradicionais a cada etapa do ciclo de vida das ameaças."

Destaques das previsões de segurança dos pesquisadores para 2014:

1. Volume menor de malware avançado

De acordo com informações de telemetria em tempo real da rede Websense ThreatSeeker Intelligence Cloud, a quantidade de novos malwares começa a declinar. Infelizmente, essa é uma má notícia para companhias.

Os cibercriminosos irão depender menos do alto volume de malwares avançados porque, ao longo do tempo, o risco de detecção é maior. Em vez disso, eles devem usar ataques mais direcionados e de menor escala para fixar uma posição, roubar informações de usuários e aproveitar as redes infiltradas. Embora o volume de ataques deva cair, o risco será cada vez maior.

2. Um grande ataque para destruição de dados é previsto

No passado, a maioria dos hackers invadia redes para roubar informações e ganhar dinheiro. Em 2014, as organizações precisam preocupar-se com os Estados-Nações ou hackers usando essas invasões para destruir informações.

3. Os ataques serão direcionados contra dados das redes na nuvem

Os hackers devem focar mais em dados armazenados em nuvem, em vez de informações na própria rede. Essa mudança de tática segue a migração de dados críticos de negócios para soluções baseadas na nuvem. Os hackers deve encontrar mais facilidade penetrando a nuvem para atingir informações mais lucrativas, em vez de atacar as paredes de segurança que cercam uma rede empresarial.

4. Redkit, Neutrino e outros kits de exploração devem lutar pela supremacia depois da prisão do autor do Blackhole

Pode-se dizer que o kit de exploração Blackhole foi, sem dúvida, o kit mais bem sucedido da história. Tudo mudou depois da prisão de "Paunch", o suposto autor do kit, na Rússia, em outubro deste ano. A previsão é de que haverá uma luta pela liderança entre novos entrantes e kits já em circulação em 2014. Os kits Redkit e Neutrino irão garantir uma forte posição no ano que vem.

5. Java permanecerá altamente vulnerável e frequentemente atacado - com repercussões ainda maiores

A maioria dos terminais deve continuar rodando versões mais antigas do Java, que são sujeitas a vários tipos de ataque. Em 2014, os cibercriminosos irão dedicar ainda mais tempo em encontrar novas utilidades para ataques comprovados e criar novos aspectos de ataques avançados de múltiplas etapas. Os hackers devem guardar explorações dia zero do Java para atacar redes de alto valor com melhores práticas de atualização do Java.

6. Os cibercriminosos devem se concentrar ainda mais em redes sociais profissionais para enganar executivos e atacar empresas

As redes sociais serão importantes para a comunidade empresarial em 2014. Os hackers devem usar sites profissionais, como o LinkedIn, ainda mais para pesquisar e atacar executivos. Esse método altamente direcionado será usado para obter inteligência e comprometer redes.

7. Os cibercriminosos terão como alvo os elos mais fracos da "cadeia de troca de informações"

Os hackers devem atacar os elos mais fracos da cadeia de informações, ou seja, os consultores fora da rede que possuem o maior volume de dados. Isso inclui consultores, contratantes, fornecedores e outras pessoas que normalmente compartilham informações sensíveis com grandes empresas e entidades do governo. E poucos desses parceiros possuem defesas adequadas.

8. Erros serão cometidos em segurança "agressiva" ao identificar a fonte errada dos ataques

Em anos recentes, a segurança "ofensiva" é um tema cada vez mais comum, com governos e empresas globais ameaçando represálias contra qualquer pessoa que for pega atacando suas redes ou seus interesses. Como na guerra tradicional, erros táticos devem ser cada vez mais comuns no meio virtual. Organizações inocentes podem se encontrar no meio do fogo cruzado quando erros são cometidos na identificação do suposto responsável por um ataque.

Redação/Administradores/JE

segurança online, centro das atenções, ataques cibernéticos, países e prisões

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens