Quinta-Feira 04/09/2025 12:07

Médico vê sinais de que lesão de Lais não é ‘completa’

Mundo - Saúde - Grave Acidente

Imagem:Divulgação
Dez dias depois de Lais Souza sofrer grave acidente enquanto esquiava em Salt Lake City, treinando para os Jogos de Sochi, o médico responsável pelo caso, Antônio Marttos Jr, falou pela primeira vez com a imprensa brasileira baseada no País. Respondendo perguntas feitas por meio de um chat online organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o profissional indicou que ainda há chances de a ex-ginasta não ficar tetraplégica.

“Não é possível, nesse momento, afirmar qualquer prognóstico sobre o quadro final da Lais. Ainda é muito cedo para dar qualquer prognóstico, mas temos alguns sinais de que a lesão é grave, mas não completa. Reitero que é impossível nesse momento saber como irá evoluir a parte motora”, garantiu o médico.

Ele, porém, vê com otimismo a possibilidade de Lais voltar a respirar sem a ajuda de aparelhos. “O ponto mais positivo nessa primeira semana foi em relação à parte respiratória. Nesse momento, iniciamos o processo de diminuição do suporte de ventilação mecânica à Lais. Até o momento ela está tolerando bem esse ‘desmame’. Estamos otimistas de que ela sairá do ventilador mecânico”, afirmou.

Marttos Jr revelou que a equipe médica que cuida de Lais chegou a cogitar colocar um marca-passo no diafragma dela, mas que a ideia foi abortada porque a ex-ginasta apresentou sinais de que pode respirar sem a ajuda do ventilador. Ele contou ainda que a atleta sente o local da cirurgia, consegue mover os ombros e tem alguma sensibilidade na parte superior do braço e do tórax.

O médico elogiou a parte emocional da paciente. “Lais está muito forte mentalmente, se comunica com todos ao redor e só não tem a voz porque está com a traqueostomia, mas sussurra o que quer. Pediu para assistir filmes, escutar músicas e está ciente das manifestações de carinho de todos”, contou. Segundo ele, a memória e consciência de Laís estão “perfeitas”.

Questionado já foi abordado com a ex-ginasta a possibilidade da tetraplegia, Marttos afirmou que: “Lais é muito inteligente, sabe o que está acontecendo. É forte e determinada para enfrentar a situação e este processo que está acontecendo na vida dela.” Ele acrescentou que a esquiadora “está extremamente tranquila, ciente do desafio que tem pela frente”.

Ciente das dificuldades de Laís voltar a ter uma vida normal, porém, o médico avisou que “nosso principal objetivo será proporcionar a melhor qualidade de vida possível. Reintegrá-la à sociedade com um sorriso em seu rosto”.

Lais, que competiria no esqui aéreo nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, estava internada desde o último dia 27 de janeiro no Hospital Universitário de Utah, em Salt Lake City, nos Estados Unidos, onde foi submetida a uma cirurgia de realinhamento da terceira vértebra da coluna. Desde o dia seguinte ao acidente ela recebe o acompanhamento de Marttos Jr, que é médico do COB e fica baseado em Miami.

Na quarta-feira ela foi transferida para o Hospital da Universidade de Miami, onde dará continuidade ao processo de recuperação. Las seguiu para Miami em um avião equipado com UTI móvel, acompanhada por Marttos Jr e pela fisioterapeuta Denise Lessio. Já a mãe de Lais, Odete Vieira da Silva Souza, e a gerente de planejamento esportivo do COB, Adriana Behar, seguiram rumo à cidade da Flórida em um voo comercial.

Blogs.estadao/盧卡斯

acidente Lais, Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi/2014, Josi Santos, Laís Souza, Olimpíada de Inverno, Sochi/2014

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens