Mão cibernética devolve sensibilidade a amputados
Brasil - Novas Tecnologias - Avanço nas Pesquisas
Foto:Divulgação
Pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Lausana (Suíça) e da Escola Superior Sant'Anna (Itália) desenvolveram o primeiro braço artificial que simula a sensação de toque com a ponta dos dedos. O invento representa um significativo avanço nas pesquisas para desenvolvimento de membros artificiais cada vez mais similares ao corpo humano.
O dispositivo, chamado LifeHand2, consiste em uma prótese similar ao antebraço que permite a pessoas amputadas captarem informações sensoriais tácteis em tempo real. Os estímulos são transmitidos para os nervos da parte superior do braço. A tecnologia que possibilita o invento foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Chicago, e se chama microestimulação intracortical. Até então, só havia sido testada em animais.
O primeiro homem a testar o braço biônico foi o dinamarquês Dennis Aabo Sørensen, de 36 anos, que teve o antebraço esquerdo amputado por conta de um acidente com fogos de artifício há nove anos. Ele foi vendado e teve de detectar, apenas com o tato, se ele estava segurando determinados objetos com muita força, bem como suas formas e consistências.
"Pude sentir coisas circulares, coisas duras e coisas macias -- e o retorno foi algo totalmente novo para mim. De repente, quando eu fazia os movimentos, pude sentir de verdade o que estava fazendo, ao invés de apenas olhar o que estava fazendo", conta Sørensen.
Por enquanto não há previsão de lançamento no mercado e produção em escala da LifeHand2 (ou de outros membros com essa tecnologia).
Funcionamento
O braço artificial conta com sensores que detectam informações sobre o toque medindo a tensão nos tendões artificiais que controlam os movimentos dos dedos. As medidas são transformadas em correntes elétricas.
Administardores/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito