Quinta-Feira 04/09/2025 18:42

Número de homicídios cresce 75% e janeiro é o mais violento em 4 anos

Geral - Violência

Dados da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) revelam que o início do ano de 2014 é considerado o mais violento dos últimos quatro anos. Em janeiro desse ano, 14 pessoas foram assassinadas em Campo Grande contra oito no mesmo mês do ano passado. Na Capital, o número de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, cresceu 75% de 2013 para 2014.

O ano de 2010 foi o mais brutal na Capital sul-mato-grossense. Nos primeiros 31 dias, 18 pessoas foram assassinadas na cidade. De lá para cá, os números foram caindo – 9 mortes em janeiro de 2011; 11 assassinatos em janeiro de 2012; e 8 homicídios em janeiro de 2013 –, até 2014.

No interior, a quantidade de homicídios em janeiro também aumentou de ano a ano, conforme balanço da Sejusp. Nos 31 dias de janeiro de 2012 foram 31 homicídios dolosos; em 2013, 39 assassinatos; e em 2014, 41 mortes provocadas.

Segundo o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, o aumento de 75% no número de assassinatos na Capital é perceptível por causa dos homicídios passionais. “Ocorreram cinco homicídios dolosos passionais dentro das casas. Esses números fizeram a diferença”, diz.

O secretário emenda: “por serem passionais e dentro de residências, são tipos de homicídios em que a polícia não pode fazer prevenção. Assim como qualquer tipo de homicídio, é difícil de fazer a prevenção porque os assassinos se preparam para não serem descobertos”.

Mesmo como aumento nos casos de assassinatos em todo o Estado, Jacini chama a atenção para a eficiência do trabalho das polícias. “Dos 14 homicídios dolosos da Capital, por exemplo, 11 já foram esclarecidos e tiveram autoria definida. Ou seja, os autores já foram presos”, informa.

Casos que chamaram a atenção – Alguns casos de homicídios ganham grande repercussão na imprensa devido a brutalidade ou mistérios. Um desses casos é o do técnico de enfermagem Hodair Fagundes Adorno, 36 anos, encontrado morto na manhã do dia 26 de janeiro no apartamento em que morava, na Avenida Noroeste, no Cabreúva.

O técnico de enfermagem estava jogado no chão da cozinha. O corpo dele estava bastante ensanguentado e com várias perfurações feitas a faca. O caso foi descoberto depois de um vizinho sentiu um forte cheiro vindo da casa da vítima e acionou a polícia. O apartamento teve que ser arrombado, pois estava trancado.

Outro crime foi a morte da garota de programa Kátia Loup Pereira, 20, no dia 27 de janeiro. Atacada a tesouradas pelo garçom Jorge Armando Vieira Júnior, 35, a garota morreu porque seu cliente não conseguiu manter uma ereção. A mistura de uísque e drogas teria incentivado o crime.

Campo Grande News

Homicídios, Capital, Campo Grande, MS, Alta, Janeiro, 2014, Violência

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens