Domingo 26/10/2025 14:43

André inicia construção de 800 casas em Naviraí em parceria com o governo federal

Habitação - Construção de Habitações

Foto: Rachid Waqued

De uma só vez, 800 famílias da região urbana do município de Naviraí deixarão para trás a vida de aluguel, moradia em casebres ou coabitação com parentes para entrar na lista de pessoas que terão a casa própria.

Em um prazo de aproximadamente 18 meses todas as unidades deverão estar prontas, mas a intenção do Governo do Estado, que autorizou hoje (4) o início das obras, é que até dezembro de 2014 ao menos metade dos beneficiários já possa pegar as chaves.

“Queremos entregar parte das casas até o Natal deste ano, para que as famílias passem as festas dentro da nova casa”, disse o governador André Puccinelli ao assinar a ordem de serviço que marca o início da construção pela empesa vencedora da licitação.

Resultado de parceria entre o Estado e o Governo Federal – além da Prefeitura, que doou o terreno -, o projeto terá um investimento total de mais de R$ 46 milhões, sendo em torno de R$ 4 milhões a contrapartida estadual. De acordo com o secretário de Habitação e das Cidades, Carlos Marun, a parceria entre o governo de Mato Grosso do Sul e a União é que tem feito o programa habitacional deslanchar no Estado.

Com projetos bem elaborados, Mato Grosso do Sul tem obtido o aval do governo para a edificação de mais unidades.

“Agradecemos ao governo da presidente Dilma Rousseff, em função de que os nossos projetos levados até lá foram aprovados. E destacamos que 100% da contrapartida já está depositada na Caixa Econômica Federal, porque é assim que temos trabalhado: quando iniciamos um projeto, os recursos já estão separados para o investimento”, informou Marun.

O mega empreendimento será dividido em quatro conjuntos habitacionais de 100 blocos com oito apartamentos cada - totalizando 800 apartamentos. Os residenciais terão os nomes de Nelson Trad (I, II, III e IV) em homenagem ao deputado federal falecido Nelson Trad. Durante a cerimônia que marcou o início da construção, prestigiada por um dos filhos do deputado – o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Nelson Trad Filho-, o prefeito Leo Matos falou com emoção da conquista desse bem social para a população de Naviraí e lembrou o trabalho do parlamentar. “Será um marco para a habitação da cidade. E hoje é um dia abençoado, porque as pessoas quando recorrem ao poder público depositam a esperança de um dia poder ali [na casa própria] entrar”, disse.

Do total, 776 unidades terão tipologia padrão e 24 vão conter equipamentos de acessibilidade para pessoas deficientes e idosos. Os apartamentos terão dois quartos, uma sala, uma cozinha, um banheiro e área de circulação.

Famílias que já aguardam com ansiedade sair da fila de espera da casa própria e líderes comunitários de Naviraí acompanharam a autorização de início das obras do residencial. Valdevino Honório, presidente de associação que representa moradores dos bairros Vila Alta e Novo Horizonte, onde será erguido o empreendimento imobiliário, disse que um número tão grande de moradias construído de uma única vez tem grande impacto para reduzir o déficit habitacional. “Para a comunidade de Naviraí é um dia que vai ficar na história. Para as pessoas de bairro carente vai favorecer muito. É uma coisa que a gente esperava há muito tempo”, comemorou.

Esse tempo de espera foi também de mobilização, que agora a população vê dando resultados, conta o dirigente comunitário.

“A moradia é um dos nossos maiores problemas, é uma coisa que que as pessoas estão sempre pedindo e a gente leva os pedidos para a Prefeitura, para o Governo. Nós recebemos muitas cobranças, por isso a gente também cobra. Esse conjunto que vai ser construído agora ajuda muito mesmo”, afirmou Honório.

Deputados estaduais da região do Cone Sul, lideranças políticas e empresariais e o presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, prestigiaram a solenidade que marcou o início das obras, onde também foi assinada ordem de serviço e lançada licitação para obras de saneamento básico.

Gizele Cruz de Oliveira/Notícias MS/JE

famílias, região urbana, vida de aluguel, moradia em casebres, coabitação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens