Inaugurada 1ª unidade da Coamo em Dourados
Estado - Imposto de Renda - Inauguração de Industria
Foto:Divulgação
A Coamo Agroindustrial Coopertativa, uma das maiores empresas do segmento na América Latina, inaugurou no final da tarde ontem, em Dourados, mais uma unidade no Mato Grosso do Sul. O evento contou com a presença de colaboradores, associados, autoridades e de José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo.
Ao todo foram investidos mais de R$ 20 milhões no empreendimento que tem como principal objetivo atender à grande demanda de produtores de milho e soja da região.
A estrutura localizada na Perimetral Norte, a cerca de dois quilômetros do trevo da BR-163 que dá acesso ao município de Fátima do Sul, vai contar com escritório administrativo, escritório operacional, balança automatizada, loja de peças, loja veterinária e estoque com capacidade para armazenamento de até 1,1 milhão de sacos de grãos e 3.000 m² de insumos agrícolas.
O ramo de atuação é na armazenagem, transporte e comercialização dos grãos, bem como fornecimento de crédito rural, além de prestar outros serviços aos seus associados. “A Coamo é uma empresa que tem como foco assegurar a valorização da produção de seus cooperados.
A unidade de Dourados dará maior comodidade aos produtores que não vão mais precisar se deslocar até outras áreas para descarregar. Assim vamos dar mais agilidade ao recebimento da safra, garantido o investimento de todos os associados”, disse o presidente Gallassini.
Benefícios
Em Dourados desde 1997, o produtor Altamir Nogueira, associado à Coamo há mais de cinco anos, afirmou que a abertura desta unidade traz novas perspectivas ao mercado, principalmente por conta da economia no transporte.
“Antes, meus motoristas tinham que viajar cerca de 100 quilômetros ida e volta para entregarem os grãos, agora, as viagens não terão mais que 50 quilômetros. Para eu que faço entre quatro e cinco viagens por dia, a diminuição na distância percorrida vai resultar em economia no transporte. Menos combustível e manutenção. Assim, faço uma perspectiva de economizar até R$ 0,50 por cada saca”, disse o agricultor.
O entreposto vai gerar inicialmente 50 empregos (entre funcionários registrados e temporários), beneficiando mais de 700 pessoas, dentre as quais 70 são associadas. No Estado, a Coamo também tem filiais em Amambai, Aral Moreira, Laguna Carapã, Caarapó e Maracaju.
Coamo
Fundada há 43 anos, a cooperativa nasceu com 79 agricultores associados que subscreveram a ata de fundação. A primeira sede foi um escritório com 50 m², em Campo Mourão, no interior do Paraná. Com a Coamo, veio o crescimento da produção de trigo na região, o que obrigou a cooperativa a alugar armazéns para receber a produção.
Com o passar dos anos, a Coamo e seus cooperados cresceram e se desenvolveram. Entrepostos foram sendo criados em diversos municípios. Hoje, eles existem em 63 municípios nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Após mais de quatro décadas da sua fundação, os volumes de recebimento da Coamo vêm aumentando ano após ano, perfazendo cerca de 3,5% de toda a produção nacional de grãos e fibras e 17% da safra paranaense.
O Progresso/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
Café da Manhã da FAEMS
Cidade:Campo Grande
Data:19/09/2011
Local:ACICG - Associação Comercial de Campo Grande





