Terça-Feira 04/11/2025 23:55

Viciadas em moda mudam mercado varejista na China

Mundo - Negócios - Mercados

Embora as mulheres tenham dominado há tempos as compras de produtos de luxo em todo o mundo, na China só agora elas estão se equiparando aos homens

Lisa Yan é a nova cara do consumidor de luxo chinês: mulher e de vanguarda.

 

A vendedora de produtos financeiros de 26 anos de idade checa as redes sociais todos os dias para ver o que celebridades e amigas estão vestindo. Ela usa casaco Burberry, alterna entre uma bolsa azul Valentino e uma negra da Dolce Gabbana para trabalhar e lê revistas como a Vogue para tentar copiar os estilos mais novos.

Embora as mulheres tenham dominado há tempos as compras de produtos de luxo em todo o mundo, na China só agora elas estão se equiparando aos homens, que historicamente tiveram poder de compra maior e respondiam pela maior parte dos presentes relacionados a negócios. Empresas como Chanel e LVMH Moët Hennessey Louis Vuitton SA estão se concentrando em atender a demanda da nova geração de mulheres “viciadas em moda” do país, dedicando mais espaço nas lojas para roupas femininas em meio a uma repressão a presentes caros, como relógios.

“Trata-se de um reequilíbrio no consumo entre mulheres e homens”, disse Mario Ortelli, analista sênior da Sanford C. Bernstein em Londres. “As mulheres estão se tornando mais independentes, mais ricas, e por isso estão comprando para elas mesmas”.

Os homens responderam por 90 por cento das compras de alto padrão da China em 1995, segundo a consultoria da indústria Bain Co. As mulheres, agora, fazem cerca de metade das compras, disse a Bain em um relatório, no mês passado. Essa divisão ainda fica atrás da média global dos mercados maduros, onde as mulheres consumidoras são responsáveis por cerca de dois terços do total.

A Bain avaliou o mercado doméstico de luxo da China em 116 bilhões de yuans (US$ 19 bilhões) no ano passado.

‘Viciadas em moda’

“A compra de produtos de luxo pelas mulheres chinesas é impulsionada pelos empregos e pela pressão das demais”, disse Yan, cuja coleção também inclui bolsas da Louis Vuitton e da Saint Laurent Paris. “Esses são itens que no passado nós só olhávamos e que agora podemos comprar. Nós também vemos as amigas usando essas coisas”.

Um grupo crescente de “viciadas em moda” na China continuará impulsionando a tendência de vestuário de alto padrão das mulheres, segundo o relatório da Bain. São consumidores chineses: a maioria mulheres, profissionais com salários médios de grandes cidades como Xangai, Pequim e Guangzhou, que compram para uso pessoal e têm conhecimento de moda, assim como do luxo.

 

Chegar à China com sucesso é uma jogada de alto risco para as empresas do setor de luxo. Após superar o crescimento no resto do mundo por anos, o gasto na China continental -- que exclui Hong Kong, Macau e Taiwan -- cresceu ao ritmo mais lento no ano passado desde 2000 pelo menos, segundo a Bain, depois que o presidente Xi Jinping começou uma campanha para frear os gastos com luxo. Os chineses também estão comprando cada vez mais no exterior, onde os preços são mais baixos.

Compras no exterior

Embora os chineses sejam os maiores consumidores de produtos de luxo do mundo por nacionalidade, respondendo por 29 por cento das compras de alto padrão no ano passado, as vendas na China continental desaceleraram porque os chineses agora compram mais de dois terços de seus produtos no exterior, segundo a Bain.

Contudo, compradores como Carry Zhuang, de 32 anos, que trabalha no setor de mídia em Xangai, estão atraindo a atenção das empresas como uma forma de superar a desaceleração.

“Nós ganhamos nosso próprio dinheiro”, disse Zhuang, que estava vestida com blusa e saia pretas e usava uma bolsa de couro Ferragamo enquanto fazia compras no IFC Mall, na cidade, que conta com lojas de luxo como a Chanel e a rede varejista de relógios IWC. “E nós queremos gastá-lo em coisas que gostamos”.

Portal Exame

Moda, China, Varejistas, Viciadas, Mercados, Negócios

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,397
Euro 6,201
Franco suíço 6,670
Yuan 0,757
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens