Quinta-Feira 06/11/2025 00:05

Canadá recolheu dados de viajantes através de Wi-Fi

Mundo - Tecnologia - Espionagem

A inteligência do Canada realizou um teste de coleta de dados de viajantes que passaram pelos aeroportos e se conectaram a serviços Wi-Fi

A inteligência do Canada realizou, para a NSA dos Estados Unidos e para outras agências de inteligência estrangeiras, um teste de coleta de dados de viajantes que passaram pelos aeroportos e se conectaram a serviços Wi-Fi, o que permitiu rastreá-los por dias, informou a CBC.

 

A Canadian Broadcasting Corporation (CBC) disse que documentos vazados pelo ex-agente da inteligência da NSA, Edward Snowden, mostram que a Communications Security Establishment Canada (CSEC) podia seguir os movimentos dos canadenses que passaram pelos aeroportos e se conectaram aos sistemas W-iFi com telefones celulares, tablets ou computadores portáteis.

O documento mostra que a agência podia acompanhar os viajantes por uma semana ou mais enquanto seus dispositivos sem fio os identificavam através do Wi-Fi em outras cidades do Canadá, e inclusive nos aeroportos dos Estados Unidos.

Isto incluía as pessoas que iam a outros aeroportos, hotéis, cafés e restaurantes, bibliotecas, terminais de transporte terrestre e outros locais com acesso sem fio público à internet.

Segundo a lei canadense, a missão da agência de espionagem é recolher principalmente inteligência estrangeira mediante a interceptação de tráfego telefônico e de internet fora do país. A CSEC não tem poderes para investigar canadenses ou qualquer pessoa no Canadá sem uma ordem judicial.

Nos últimos meses, a agência foi acusada de agir dentro do Canadá.

A CSEC é acusada de ter colaborado com a NSA, fornecendo inteligência durante uma cúpula do G-20 em Toronto em 2010.

O relatório sobre a intervenção nos aeroportos contradiz as recentes declarações do chefe da CSEC, John Fortster, que disse: "Proteger a privacidade dos canadenses é nosso princípio mais importante".

O primeiro-ministro Stephen Harper nomeou um investigador independente para garantir que o serviço de inteligência cumpra com a lei.

A CBC disse que a agência de espionagem estava testando um novo e potente software que havia desenvolvido com a NSA. Segundo ela, a tecnologia foi adotada em 2012 e agora está em pleno funcionamento.

Portal Exame

Canadá, Viajantes, Wi-Fi, Espionagem, Internet, Turistas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens