Quinta-Feira 06/11/2025 04:10

A Lei Anticorrupção está em vigor. Sua empresa se preparou?

Brasil - Ação Legislativa - Corrupção

Lei que estabelece punições rígidas a companhias envolvidas com corrupção de agentes públicos vale a partir desta quarta-feira. Veja o que muda e como se precaver

Fraudar licitações ou subornar agentes públicos pode custar às empresas infratoras até 20% de seu faturamento bruto anual, de acordo com a Lei Anticorrupção (lei 12.846), que entra em vigor a partir desta quarta-feira.

 

A multa, apesar de salgada, não extingue a responsabilidade da companhia de ressarcir o prejuízo causado aos cofres públicos pelas ações ilícitas.

Além do dano financeiro, com a nova lei a empresa que comprovadamente corromper o poder público terá também a sua imagem prejudicada. Isso porque ela será obrigada a publicar uma espécie de resumo da sentença em veículos de comunicação de circulação de grande porte e também a expor o documento em suas sedes e sites corporativos –  além de ficar registrada em um cadastro de empresas punidas. 

Todas essas medidas serão tomadas na esferas civil e administrativa e não na judiciária. Ou seja: o processo não precisará passar pela abarrotada Justiça comum e será analisado pela autoridade máxima do órgão envolvido na corrupção ou, em casos especiais, pela CGU (Controladoria Geral da União).  Na prática, isso significa que a punição ocorrerá de forma muito mais rápida, segundo Sérgio Seabra, secretário de Transparência e Prevenção da Corrupção da CGU. 

Haverá ainda outras penalidades decorrentes de ações judiciais. A empresa poderá perder os bens ou dinheiro obtidos direta ou indiretamente da infração e ser proibida de receber incentivos, subsídios, empréstimos ou doações de entidades públicas – o que pode significar, por exemplo, que a companhia não poderá tomar emprestados recursos do BNDES ou receber investimentos federais. 

Além disso, a empresa envolvida em corrupção de agentes públicos poderá ter suas atividades parcialmente suspensas ou interditadas e até mesmo ter o CNPJ dissolvido. "Isso apenas em casos extremos, quando uma pessoa jurídica é criada para fraudar uma licitação, para ser 'laranja'", exemplifica Sérgio Seabra. 

O que muda e o que pode ser feito

A Lei Anticorrupção não estabelece nenhuma obrigatoriedade às empresas. As punições severas que ela impõe, porém, devem estimular a adoção de uma série de medidas preventivas nas companhias. 

Se antes uma empresa precisava ter a culpa comprovada para ser responsabilizada por um ato de corrupção, agora, a garantia de que o ato ilícito ocorreu é suficiente. É a chamada responsabilização objetiva. Isso significa que a companhia não poderá mais alegar que um funcionário que cometeu alguma infração agiu sozinho, sem o seu conhecimento, por exemplo. 

"Uma coisa é a culpa da empresa, outra a do funcionário. Antes, as pessoas jurídicas não estavam alcançadas pela lei. Agora, independente da comprovação do dolo ou da culpa da empresa ou de seus diretores, ela terá responsabilidade", explica Seabra. 

Por isso, estabelecer um sistema de compliance anticorrupção efetivo, é um investimento que deve ser levado em conta pelas companhias, segundo especialistas.

Um bom compliance, entretanto, requer muito mais do que um código de ética estruturado.  É preciso que os funcionários de todos os níveis da empresa sejam treinados para se adequar as normas impostas. Além disso, ela deve organizar auditorias internas, fazer análises de riscos e ter um ter canal para denúncias. "A tendência é que as empresas passem a ser fiscais de seus próprios funcionários", esclarece Seabra.

Quanto mais transparente for a companhia, menos chances ela tem de ser fortemente punida. Pode parecer óbvio, mas é que a lei estabelece atenuantes nas penas de empresas que comprovadamente tiverem um sistema de compliance ou que se denunciarem espontaneamente aos órgãos públicos. 

Em casos de acordo, por exemplo, pode ser retirada a obrigação da publicação do caso na mídia e a multa (que varia entre 0,1 e 20% do faturamento bruto da organização) pode chegar a ser reduzida em dois terços. 

"O compliance é uma forma de dizer 'eu tentei de todas as formas evitar que isso acontecesse'. E a sua implantação demanda um grande investimento de tempo e dinheiro da empresa. Um compliance sério pode, inclusive, fazer empresas perderem negócios quando é identificado um risco de corrupção, por exemplo", explica um dos formuladores da lei, o advogado Luiz Navarro, ex-secretário executivo da CGU e consultor do escritório Veirano.

Um decreto que deve estabelecer o que é realmente um bom sistema de compliance e como esses programas serão usados como atenuantes deve ser publicado ainda nesta semana, segundo a CGU. Além disso, cada estado da federação deverá regulamentar a nova lei para indicar qual será o órgão responsável pelos processos e como as investigações devem correr em seu território. A legislação, porém, já está valendo. 

"A lei vai mudar o jeito de se fazer negócio no Brasil. As empresas terão que trabalhar sobre a tríade "prevenir, detectar e remediar", reforça o advogado Giovanni Falcetta, do escritório Aidar SBZ. Sérgio Seabra concorda. "A lei anticorrupção é uma mensagem clara de que é melhor investir em ética e integridade do que apostar na impunidade. A partir do momento em que as empresas reconhecerem isso, o mercado será mais pautado pela meritocracia, já que as empresas eficientes terão mais condições de prosperar", ressalta Sérgio Seabra. 

Muitas empresas, porém, parecem estar longe de se preparar para isso. Um estudo da KPMG realizado com 80 companhias revela que 80% delas ainda não têm bom conhecimento da lei e 36% ainda não começaram a reformular suas políticas por causa da nova legislação. 

Portal Exame

Corrupção, Lei Anticorrupção, Vigor, Empresa, Brasil

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens