Quinta-Feira 09/10/2025 02:46

Longen destaca investimentos da Fiems no início das aulas do Lapidando Talentos

Estado - Educação - Formação de Trabalhadores

(Foto: Fiems)

Durante a aula inaugural do Projeto Lapidando Talentos para a Carreira Profissional, uma iniciativa da Fiems em parceria com Fecomércio-MS, Sebrae/MS, UFMS, IFMS e prefeituras de Corumbá e Ladário, ontem (27/01), em Corumbá (MS), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, ressaltou os investimentos do Sistema Indústria em educação para dar suporte ao processo de industrialização no Estado. "Esse Projeto busca também reduzir a importação de mão de obra para atuar nas empresas dos municípios de Corumbá e Ladário, atendendo as necessidades de formação de trabalhadores para o desenvolvimento da região", destacou.

Ele lembrou que em dezembro do ano passado foi assinada a ordem de serviço para a ampliação da FatecSenai Corumbá, que terá novas salas e laboratórios para atender a crescente demanda. "Este ano serão disponibilizadas mais de 12 mil vagas na cidade, sendo 80% gratuitas, em mais de 90 cursos. Nos últimos 3 anos, o Sistema Fiems já investiu mais de R$ 20 milhões no Sesi e Senai", afirmou, informando que para este ano o Sesi disponibiliza 800 vagas para os cursos de Educação Continuada, 1.126 matrículas na educação básica e EJA e 700 atendimentos na área de saúde, enquanto o IEL pretende conduzir para estágio 1.500 estudantes em Corumbá e Ladário.

Já o vice-presidente regional da Fiems, Lourival Vieira Costa, comentou que o projeto contou com a participação das escolas municipais, estaduais e da Escola do Sesi, que indicaram os alunos destaques dos 9º anos para participar do processo seletivo. "Em 16 de novembro do ano passado foi realizada a primeira fase do processo com a realização da prova de seleção com 235 candidatos. Os 80 melhores passaram pela segunda fase, no dia 23 de novembro, que consistiu em testes psicológicos e de aptidão, classificando assim 38 alunos de Corumbá e Ladário que estão iniciando as aulas", contou, completando que eles vão cursar gratuitamente o Ensino Médio na Escola do Sesi e o curso técnico em mecânica industrial no Senai.

Parceiros

O prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, destacou a importância das parcerias no desenvolvimento do município e afirmou que a administração pública tem se preocupado com a criação de ambientes favoráveis para investimentos na formação da população. "A educação é o caminho para oportunizar aos jovens uma história de sucesso. Esse Projeto é uma oportunidade merecida, fruto do esforço desses alunos. Nós depositamos confiança, desejamos uma caminhada de vitória e que eles acreditem nos seus sonhos", declarou.

Na avaliação do prefeito de Ladário, José Antônio Assad Faria, o paradigma da educação sofre mudanças e vem de encontro aos anseios das empresas, desenvolvendo cidadãos mais preparados para o mercado de trabalho. "O empreendedorismo e essa vontade de crescer são fundamentais para o desenvolvimento", avaliou. Representando a Fecomércio-MS, a gerente do Senac de Corumbá, Patrícia Greice Pereira da Silva, afirmou que o projeto irá preparar os jovens a partir do novo perfil profissional que o mercado exige. "Nosso papel é a formação completa do aluno desenvolvendo todas as suas habilidades", disse.

O pró-reitor da UFMS, Valdir de Souza Ferreira, destaca que o Lapidando Talentos oferece uma qualificação melhor e oportunidades diferentes aos jovens. "Nosso trabalho é participar da questão do reforço escolar e os professores estarão envolvidos em prol de oferecer melhores condições para esse jovem estar mais preparado para o mercado", pontuou. Para o reitor do IFMS, Marcus Aurelius Estier Serpe, apenas a participação efetiva de todos vai contribuir com o processo de formação e até mesmo com a ampliar do Projeto, enquanto a gerente de operações do Sebrae/MS, Maristela França, acredita que o desafio é desenvolver o potencial dos alunos de acordo com a realidade dos municípios. "A parceria reúne elementos para trabalhar todas as áreas", pontuou.

Alunos

O aluno Luis Felipe Neves de Oliveira, 14 anos, acredita que a oportunidade de cursar o Ensino Médio junto ao Ensino Profissionalizante é uma grande porta de entrada para o mercado de trabalho. "Espero concluir essa etapa com sucesso e posteriormente fazer faculdade para me aperfeiçoar ainda mais", disse. Já o estudante Pedro Henrique Gonçalves de Arruda, 14 anos, destaca que a chance de participar do projeto pode ser decisiva para os rumos da sua carreira profissional. "A expectativa é de fazer estágio em uma grande empresa na cidade e cada vez mais estudar para alcançar posições melhores", afirmou.

Para a aluna Vitória Maria Farias de Souza, 14 anos, o Lapidando Talentos representa uma conquista e motivo de orgulho para a família. "Meu pai sempre foi um incentivador dos meus estudos, pois não teve essa oportunidade e quer que eu tenha sucesso na minha carreira", falou. A aluna Pamela Lenir de Lima Osório, 14 anos, conta que foi uma grata surpresa conseguir una vaga no projeto. "Não esperava estar entre os vencedores. A prova foi difícil, mas tudo que vier daqui em diante irei enfrentar com seriedade e estudar bastante para ter um futuro melhor", disse.

Fiems/V.H.

Longen, Fiems, Lapidando Talentos, Formação de Trabalhadores

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens