Quinta-Feira 09/10/2025 02:46

CNM aconselha prefeitos fecharem as portas em abril

Estado - Ações Coletivas - Protesto dos Prefeitos

Foto: Assomasul

Prefeitos de todo o País estão sendo aconselhados a fecharem as portas das prefeituras no dia 11 de abril em sinal de protesto contra a situação atual vivida pelos municípios.

A convocação está sendo feita pelo presidente da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Paulo Ziulkoski, como primeira mobilização nacional contra a crise.

Essa, segundo ele, é a primeira importante decisão tomada pelo Conselho Político da CNM, que confirma uma Mobilização Permanente para o dia 11 de abril.

"Nesta data, está previsto que as prefeituras fecharão as portas e os prefeitos levarão servidores e munícipes até as capitais de cada Estado", diz trecho de nota divulgada pela Confederação, da qual a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) é filiada.

A recomendação é que às entidades estaduais organizem o movimento com o apoio das associações microrregionais de municípios.

“O objetivo da paralisação é denunciar a situação que os municípios brasileiros enfrentam de igual maneira”, explicou Paulo Ziulkoski. Segiundo ele, a meta é levar ao menos um ônibus de cada região.

Apesar de ainda não se pronunciado sobre a paralisação, o presidente da Assomasul, Douglas Figueiredo (PSDB), alertou no começo do ano em relação ao prejuízo iminente que os municípios deverão enfrentar este ano em decorrência das medidas econômicas reeditadas pela presidente Dilma Rousseff.

O presidente da Assomasul se refere às concessões de incentivos fiscais do governo federal que devem continuar subtraindo os repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) mês a mês.

Em nota oficial divulgada no site da entidade, Douglas defendeu novas mobilizações nacionais como forma de pressionar o Congresso Nacional a aprovar as matérias de interesse dos municípios que ficaram pendentes, entre as quais, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional)39/13, que aumenta em 2% o FPM.

“2013 foi de extrema dificuldade por conta do encolhimento das receitas municipais, as prefeituras foram prejudicadas em decorrência de vários fatores. A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) teve reflexo negativo nas finanças públicas, porque o tributo compõe o FPM juntamente com o Imposto de Renda”, observou Douglas.

Ele se refere a medidas econômicas adotadas pela presidente Dilma para incentivar, entre outros setores, a indústria automotiva e aos produtos da chamada linha branca.

 Outra queixa do dirigente é que os municípios assumiram muitas atribuições na área social por conta dos programas do governo, que não foram corrigidos suficientemente para que se possa cumprir essa atenção ao cidadão.

Para o presidente da Assomasul, além de alguns avanços de ordem estrutural e da apreciação de novas reivindicações municipalistas, o ideal seria a aprovação de novo pacto federativo a partir da distribuição justa do bolo tributário nacional.

“A esmagadora maioria dos prefeitos brasileiros não pode sobreviver apenas de obrigações, pagando a conta com percentuais acima do limite constitucional”, sugeriu Douglas, que passou 2013 entre Campo Grande e Brasília participando de reuniões com a bancada federal e percorrendo ministérios em busca de apoio para os municípios sul-mato-grossenses.

 Em sua avaliação, os prefeitos não precisam de “pacotes de bondades”, mas de uma política tributária adequada que contemple de maneira igualitária todos os entes federados.

Assomasul/JE

prefeitos do país, fechar as portas, prefeituras, protesto, situação atual

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens