Quarta-Feira 03/09/2025 22:48

Para Dilma, é 'apressada' a tese de que emergentes perderão dinamismo

Mundo - Brasil - Economia - Fórum Econômico Mundial

(Foto:Roberto Stuckert Filho / PR)

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (24), durante discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, que é  "apressada" a tese de que as economias dos países emergentes vão perder dinamismo com o fim da crise financeira mundial. Segundo a presidente, apesar de as economias desenvolvidas darem claros sinais de recuperação, as emergentes vão continuar desempenhando um "papel estratégico". O discurso de Dilma durou aproximadamente 30 minutos.

 "Ainda que as economias desenvolvidas mostrem claros sinais de recuperação, as emergentes continuarão a desempenhar papel estratégico. Estamos falando de países com grandes capacidade de investimento e de ampliação do consumo, com demanda por infraestrutura social, urbana, energia, petróleo, investimentos industriais e agrícolas [...] É apressada a tese de que após a crise as economias emergentes serão menos dinâmicas. Lá estão grandes oportunidades", afirmou a presidente.

Ainda segundo Dilma, os países emergentes são "sociedades em processo de forte mobilidade social, nas quais se constituem mercados internos dinâmicos, integrados por milhões, às vezes bilhões de consumidores".

Para a presidente, a saída definitiva da crise financeira mundial não pode prever apenas as ações a curto prazo. "É imprescindível resgatar o horizonte de médio e longo prazos para dar suporte aos diagnósticos e ações necessários para o crescimento das diferentes economias", afirmou. "Como as economias desenvolvidas foram as mais afetadas pela crise, ao dela saírem, criarão um ambiente econômico global mais favorável para todo o mundo", concluiu Dilma.

A presidente argumentou ainda que, à medida que a crise for "se dissipando", um olhar "mais atento" sobre os países emergentes "ganhará fôlego", dentro de um novo ciclo de crescimento econômico mundial.

Dilma sustentou também que o sucesso do Brasil nos próximos anos estará associado a uma parceria com investidores de todo o mundo e destacou a abertura do país para o investimento estrangeiro.

"Sempre recebemos bem o investimento externo. Meu governo adotou medidas para facilitar ainda mais essa relação. Aspectos da conjuntura recente não devem obscurecer essa realidade. Como eu disse até aqui, o Brasil mais que precisa e mais que quer a parceria com investimento privado nacional e externo."

Oportunidades no Brasil
Diante de uma plateia de empresários e líderes mundiais, Dilma Rousseff usou seu discurso no Fórum para tentar dobrar as desconfianças de investidores internacionais com relação ao Brasil. Na tentativa de atrair o interesse do capital estrangeiro para o país, a chefe do Executivo ressaltou que , com as mudanças sociais, há oportunidades de negócios ainda não exploradas no Brasil, citando, entre outros pontos, que apenas 47% dos domicílios têm computador e apenas 8% tem TV com tela plana.

"Estamos nos tornando, por meio de um processo acelerado de ascensão social, uma nação dominantemente de classe média", destacou.

Para Dilma, os avanços sociais do país criaram um contingente de cidadãos com mais qualidade de vida e informação, mas também com novos desejos e demandas. Parte dessas demandas, segundo a presidente, esteve presente nas manifestações de junho de 2013.

Em um momento em que imagens da violenta repressão do governo da Ucrânia às manifestações populares circulam o mundo, a presidente fez questão de enfatizar que, durante os protestos do ano passado nas ruas brasileiras, sua gestão não reprimiu o povo. Segundo ela, o governo "ouviu e compreendeu a voz das ruas".

Ao longo de seu pronunciamento em Davos, Dilma tentou demonstrar aos donos de uma fatia significativa do PIB mundial que sua administração tem feito o dever de casa para manter o Brasil um mercado atraente para os investidores.

Ela disse que o Executivo federal tem se esforçado para manter a economia equilibrada, apesar do cenário de crise internacional. Segundo a presidente, o país está sendo "construído sem abdicar do nosso compromisso com a solidez dos fundamentos macroeconômicos", entre eles, o controle da inflação.

"A estabilidade da moeda é hoje um valor central do nosso país. Quero enfatizar que nós não transigimos com a inflação", concluiu a presidente.

Ao desfiar as medidas que, de acordo com ela, têm sido adotadas pelo governo para manter as contas públicas sob controle, Dilma assegurou que a responsabilidade fiscal é um "princípio basilar" da visão de desenvolvimento econômico e social de sua gestão.

Sob os olhares de líderes de muitos países que apesar de ricos enfrentam dificuldades para reduzir o endividamento, a presidente do Brasil ostentou que seu governo reduziu a dívida líquida do setor público, que caiu de 42,1%, em 2009, no início da crise, para 34% do PIB, em 2013. Ela também ressaltou que a dívida bruta brasileira caiu neste mesmo período, passando de 60,9% para 58,5% do PIB.

"Em breve, meu governo definirá a meta de superávit primário para o ano, consistente com essa tendência de redução do endividamento público. Creio que temos um dos menores endividamentos públicos do mundo", gabou-se Dilma.

Copa do Mundo
A presidente finalizou o discurso no Fórum Econômico Mundial convidando as pessoas presentes a participar da Copa de 2014, que será realizada em 12 cidades-sede do país, e das Olimpíadas de 2016, no Rio.

"Quero dizer aos senhores que estamos preparados para a Copa. Os investimentos que eu relatei aqui são também investimentos para esta Copa e para este evento. Mas são sobretudo investimentos originados da necessidade do país", justificou Dilma, acrescentando que "estamos de braços abertos" para receber todos os visitantes.

 

Davos, Dilma Rousseff, Economia, Países Emergentes, Fórum Econômico Mundial

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens