Quarta-Feira 03/09/2025 09:21

Falha no Facebook infectaria vários computadores em horas

Mundo - Tecnologia - Internet

Em entrevista por email, o brasileiro que recebeu R$ 80 mil da rede social explicou o que encontrou de errado no sistema do Facebook

Uma falha no sistema do Facebook vai render aproximadamente 80 mil reais ao engenheiro brasileiro Reginaldo Silva. Por ter descoberto o problema, ele irá receber o valor - que representa a maior recompensa já paga pela empresa.

Não foi a primeira vez que ele descobriu algo do tipo. No seu currículo, constam serviços prestados a outras grandes empresas - como Google, Microsoft e Netflix. Porém, segundo o próprio Silva, nenhuma outra descoberta sua foi tão importante quanto a falha do Facebook.

Em entrevista por e-mail à EXAME.com, Silva contou um pouco da trajetória que o levou a descobrir a falha, falou sobre a importância do achado e comentou o seu ofício de hacker do bem. Leia aqui trechos da conversa.

Qual foi exatamente a falha que você descobriu no Facebook?

Reginaldo Silva - Foram duas falhas, na verdade. A primeira permitia ler praticamente todos os arquivos acessíveis pelos servidores onde o Facebook roda. A segunda, que eu não testei na prática, permitia executar qualquer código de minha escolha nos servidores da empresa, o que é comumente chamado de invasão.

Como ela poderia ser explorada?

Reginaldo Silva - De diversas maneiras. No pior caso, uma pessoa mal intencionada poderia se apropriar do código fonte da empresa, bem como alterá-lo para fazer com que o Facebook servisse malware aos seus usuários, infectando milhares de máquinas por hora. Ou seja, poderia causar um prejuízo financeiro considerável, além de manchar a imagem da empresa.

Como você localizou a falha do Facebook?

Reginaldo Silva - Estava testando a segurança de uma parte do Facebook que é ativada quando o usuário esquece sua senha, quando reparei que ainda utilizavam o OpenID, um protocolo que permite que um usuário se identifique com um determinado site sem ter que se cadastrar. Como já tinha descoberto uma falha em implementações do OpenID antes, pensei que poderia se aplicar ao Facebook também. Felizmente, essa intuição estava correta.

Foi sua descoberta mais importante?

Certamente. Não foi a mais complexa, mas a que teve maior impacto. Afinal de contas, era uma falha que possibilitaria a invasão de uma das maiores empresas de internet do planeta. Felizmente, não caiu nas mãos erradas.

Como é trabalhar descobrindo falhas em sistemas?

Reginaldo Silva - Eu gosto muito. É o que eu faço de melhor. O ambiente de trabalho é super dinâmico, é necessário aprender coisas novas todos os dias. E é fundamental utilizar bastante a criatividade. Além disso, me coloca em contato com grandes desenvolvedores, que fazem os sistemas que literalmente sustentam a internet. A sensação quando se descobre uma falha importante é fantástica, e essa profissão dá a oportunidade de experimentá-la com frequência.

Portal Exame

Tecnologia, Internet, Facebook, Brasileiro, Encontra, Falha, Segurança, Rede Social

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens