Quarta-Feira 03/09/2025 10:50

Davos mira desigualdade ao enxergar possível retrocesso

Mundo - Economia - Eventos

O que costumava ser o alvo dos manifestantes, virou palavra de ordem da elite ecônomica

A redução da desigualdade costuma ser o alvo dos manifestantes no Fórum Econômico Mundial, em Davos. Neste ano, esta é a palavra de ordem da elite econômica, preocupada com seus lucros.

Enquanto a crescente disparidade de renda se torna tema dominante no encontro anual no resort suíço de esqui, líderes empresariais e financeiros defendem que uma inversão dessa tendência de décadas é necessária tanto para os negócios e interesses econômicos quanto por razões sociais e morais.

O fracasso em reduzir essa lacuna pode privar as economias da demanda e ameaçar bancos e grandes empresas com retrocessos políticos e regulatórios se os eleitores se rebelarem contra os baixos salários. Uma pesquisa com assinantes da Bloomberg divulgada nesta semana descobriu que 58 por cento veem a desigualdade de renda com um freio para o crescimento econômico, com 68 por cento exortando os governos a enfrentarem o problema.

“Há uma percepção crescente de que esse não é simplesmente um assunto com o qual você se preocupa porque é um assunto com o qual você deve se preocupar”, disse John Veihmeyer, presidente e CEO da empresa de contabilidade KPMG LLP, em Davos. “Isso tem um impacto muito grande sobre a recuperação econômica ao redor do mundo”.

Outros não estão convencidos de que a palestra “Homem e Mulher”, em Davos, falará de algo mais que isso.

“Eu não sinto, ainda, uma transformação profunda de parte deles”, disse Jeffrey Sachs, economista da Universidade de Columbia. “Eles deveriam estar preocupados”, disse ele. “Sociedades desiguais se comportam pior em muitas medidas”.

Demanda prejudicada?

O fracasso em mitigar a desigualdade de renda pode prejudicar a demanda econômica e fomentar mais pressões populistas sobre os governos para proteger os eleitores, disse Tim Adams, presidente do Instituto de Finança Internacional, que representa mais de 400 empresas financeiras, incluindo Goldman Sachs Group, Barclays e Deutsche Bank.

“Quanto mais estagnados estão os salários, mais pressão existe para encontrar soluções para o crescimento”, disse Adams, ex-funcionário do Tesouro dos EUA. “Se os trabalhadores não têm renda suficiente, eles não podem ser consumidores”.

 

A desigualdade está surgindo como um tópico-chave do debate em Davos após sinais de que as economias avançadas estão ampliando a ajuda para reduzir as preocupações das últimas reuniões. A discussão está sendo redirecionada para quem pode ter ficado para trás na recuperação, considerando que a globalização eleva a concorrência e a tecnologia torna alguns trabalhos obsoletos.

“Houve um suspiro de alívio na economia, que está parecendo um pouco melhor, mas agora é preciso prestar atenção na política”, disse David Rhodes, sócio do The Boston Consulting Group. “Com salários que não se ajustam à inflação, há uma politização da recuperação econômica que está levando a políticas hostis de negócios”.

O Fórum Econômico Mundial, com sede em Genebra, estabeleceu o debate na semana passada ao identificar a desigualdade de renda como o mais provável dos 31 riscos potenciais a ameaçar a prosperidade global na próxima década. A disparidade pode fomentar a pobreza e os distúrbios sociais, disse o fórum.

Assunto ‘moral’

“Não se trata de um assunto de negócios”, disse o CEO do Morgan Stanley, James Gorman, à Bloomberg Television. “É um assunto social e moral. As empresas trabalham em nome de seus acionistas com boa governança, reguladas por uma reguladora. Esta é uma questão social mais ampla”.

Gorman somou sua voz aos pedidos para que o salário mínimo seja aumentado nos EUA. O presidente Barack Obama buscou um aumento, mas a lei não passou pelo Congresso. Fora dos EUA, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, ambos delegados de Davos, estão defendendo salários mais altos como uma forma de impulsionar a expansão econômica.

Falando em um painel patrocinado pela HSBC, John Lipsky, ex-primeiro-vice-diretor-geral do Fundo Monetário Internacional, pontuou que a participação dos trabalhadores no PIB está agora em uma baixa histórica enquanto a participação das corporações está em seu nível mais alto.

Portal Exame

Davos, Fórum Econômico Mundial, Economia, Desigualdade, Retrocesso, Possível

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens