Quarta-Feira 03/09/2025 13:17

Inflação fica acima do esperado e BC diz que tem de se manter vigilante

Brasil - Economia - Política de Juros

A inflação do país tem ficado "ligeiramente acima" do antecipado, e por isso a política de juros do país tem que se manter "especialmente vigilante", segundo o Banco Central. A avaliação consta da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC – que elevou os juros básicos da economia para 10,5% ao ano –, divulgada nesta quinta-feira (23). Com isso, o BC indica que novas altas de juros não estão descartadas.

No ano passado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a "inflação oficial" do país, somou 5,91%. Com isso, ficou acima do patamar registrado em 2012 (5,84%), contrariando a expectativa do presidente da instituição, Alexandre Tombini. Ele declarou em diversas ocasiões, no decorrer de 2013, que a inflação registraria queda frente ao patamar de 2012 – o que não aconteceu.

Para este ano, o mercado financeiro prevê nova alta da inflação. Segundo pesquisa do BC com os economistas dos bancos, o IPCA deve ficar em 6,01% neste ano.

Selic 10,50 matéria (Foto: Arte/G1)

 

 

Sistema de metas de inflação
Pelo sistema que vigora no Brasil, o BC precisa calibrar os juros para atingir as metas preestabelecidas, tendo por base o IPCA, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para 2014 e 2015, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Desse modo, o IPCA pode ficar entre 2,5% e 6,5% sem ela seja formalmente descumprida.

Estimativa de inflação subiu
O Banco Central também informou, na ata do Copom, que sua projeção para a inflação de 2014 aumentou em relação ao valor considerado na última reunião (em novembro do ano passado), e que permanece acima da meta central de 4,5% - tanto no "cenário de referência" (juros e câmbio estáveis) quanto no "cenário de mercado" - que contempla a estimativa dos economistas dos bancos para câmbio e juros. "Para 2015, em ambos os cenários, a projeção de inflação se posiciona acima da meta", acrescentou o BC.

Juro vem subindo desde abril
Desde abril do ano passado, a autoridade monetária vem promovendo aumento da taxa básica de juros da economia brasileira para tentar conter a inflação. Naquele momento, a taxa Selic estava em 7,25% ao ano, passando para 10,50% ao ano em janeiro de 2014 após sete elevações consecutivas. Ao todo, a alta dos juros, desde abril do último ano, somou 3,25 pontos percentuais.

A expectativa do mercado financeiro é de um novo aumento dos juros no começo de abril, quando a taxa básica da economia brasileira avançaria para 10,75% ao ano. Depois disso, a previsão é de novas altas em 2015. Para o fim do ano que vem, a estimativa dos economistas dos bancos é de que os juros atinjam 11,50% ao ano.

Evolução do IPCA em 2013 (Foto: Editoria de Arte/G1)

Inflação acima do antecipado e ritmo de alta do juro
O Banco Central avaliou, na ata do Copom, que a elevada variação dos índices de preços ao consumidor nos últimos doze meses contribui para que a inflação ainda mostre resistência e acrescentou que o IPCA "tem se mostrado ligeiramente acima daquele que se antecipava".

"Nesse contexto, inserem-se também os mecanismos formais e informais de indexação e a percepção dos agentes econômicos sobre a dinâmica da inflação. Tendo em vista os danos que a persistência desse processo causaria à tomada de decisões sobre consumo e investimentos, na visão do Comitê, faz-se necessário que, com a devida tempestividade, o mesmo seja revertido. Dessa forma, o Copom entende ser apropriada a continuidade do ritmo de ajuste das condições monetárias ora em curso", informou o Copom, por meio da ata de sua última reunião.

Alta do dólar pressiona preços
O Copom também manteve a avaliação de que a alta do dólar resulta em "natural e esperada correção de preços relativos". "Importa destacar ainda que, para o Comitê, a citada depreciação cambial constitui fonte de pressão inflacionária em prazos mais curtos. No entanto, os efeitos secundários dela decorrentes, e que tenderiam a se materializar em prazos mais longos, podem e devem ser limitados pela adequada condução da política monetária", acrescentou.

Gastos públicos
O Banco Central também manteve a avaliação de que o cenário central para a inflação leva em conta a materialização das trajetórias com as quais trabalha para as variáveis fiscais (gastos públicos) e que se criam condições para que, no horizonte relevante para a política monetária, o balanço do setor público se desloque para a "zona de neutralidade" – sem elevação de despesas pelo setor público.

"O Comitê nota ainda que a geração de superavit primários [economia para pagar juros e manter a dívida pública em queda] compatíveis com as hipóteses de trabalho contempladas nas projeções de inflação, de um lado, contribuiria para arrefecer o descompasso entre as taxas de crescimento da demanda e da oferta; de outro, contribuiria para criar uma percepção positiva sobre o ambiente macroeconômico no médio e no longo prazo", informou o Copom.

G1/V.H.

Taxa de Juros, Inflação, Copom, IPCA

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens