Quarta-Feira 03/09/2025 10:04

Quatro anos após terremoto, Haiti continua caótico

Mundo - Geral - Desastres

Apesar de muitos sem-teto pós-terremoto terem voltado para suas casas, a capital continua destruída e milhares ainda vivem em campos de refugiados precários

Os haitianos lembraram, em janeiro, os quatro anos do terremoto devastador que atingiu o país em 2010 e matou 300 mil pessoas, deixou 1,5 milhão de desabrigados e causou um prejuízo bilionário.

 

O país, o mais pobre das Américas, se viu em uma situação ainda mais caótica após o desastre.

Passados quatro anos, 90% dos desabrigados voltaram para suas casas, mas 146 mil seguem em situação de risco, em 271 campos de refugiados espalhados pelo país.

Apesar de os campos suportarem apenas seis meses de ocupação, as pessoas continuam morando neles, já que não têm para onde ir.

O sistema sanitário já não funciona direito, faltam serviços básicos, como água e luz, e são numerosos os casos de violência sexual.

Os casos de cólera caíram 50% em quatro anos, mas a situação ainda é considerada grave.

Já as perdas materiais foram calculadas 7 bilhões de dólares.

Até mesmo a capital, Porto Príncipe, ainda está devastada e os planos de reconstrução dos principais prédios ainda não apenas planos.

Segundo o primeiro-ministro, Laurent Lamothe, “A reconstrução da capital necessita da criação de uma nova área central da cidade e também de um centro administrativo”. Segundo ele, falta muito dinheiro para isso, entretanto.

Na capital, 42 prédios públicos foram destruídos com o terremoto, até mesmo o palácio presidencial.

Já o povo não vê calado a lentidão nas ações do governo. Milhares marcharam em protesto pela capital, em novembro de 2013, entrando em confronto com a polícia.

Eles protestaram contra os altos índices de corrupção e os problemas de moradia. Muitos exigiam a renúncia do presidente Michel Martelly.

Ajuda humanitária

O site Global Post fez um balanço da ajuda prometida pelos Estados Unidos ao Haiti: será que foi eficiente?

Os EUA prometeram 3,6 bilhões de dólares em ajuda em 2010 (uma boa fatia dos 10 bilhões prometidos pelo mundo todo). Pelo menos 2,8 bilhões desse montante já foram usados. Mas o valor alto não chega com tanta eficiência até os haitianos.

Por exemplo: apenas 5,4% do dinheiro enviado no ano fiscal de 2012 foi direto para órgãos e instituições haitianas.

Os americanos também gastaram 170 milhões de dólares para construir uma manufatura no norte do Haiti. Mas a iniciativa gerou apenas 3 mil empregos. Também não sobrou dinheiro para investir no porto local e escoar essa produção.

No quesito moradia, 15 mil casas foram prometidas dentro de um programa, mas apenas 2649 foram entregues. Depois disso, o plano passou a ser um programa de financiamento.

Portal Exame

Quatro anos após terremoto, Haiti, Continua, Caótico, Pobreza

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens