Sexta-Feira 07/11/2025 13:54

Violência e greve geral antes das eleições em Bangladesh

Mundo - Política - Eleições

Dezenas de centros de votação foram incendiados e um trem foi atacado neste sábado

Dezenas de centros de votação foram incendiados e um trem foi atacado neste sábado em Bangladesh, sacudido por atos de violência que deixaram um morto, na véspera das eleições legislativas boicotadas pela oposição.

 

Segundo a polícia, um manifestante morreu em Patgram (sul) em choques contra simpatizantes do partido do governo Awami League.

Manifestantes incendiariam ou tentaram incendiar 34 centros eleitorais neste sábado, no primeiro dia da greve geral de 48 horas convocada pelo Partido Nacionalista de Bangladesh (oposição), indicaram os responsáveis pelas eleições.

No entanto, estes ataques não impedirão a realização da votação, asseguraram. Por outra parte, militantes da oposição lançaram um coquetel molotov contra um trem na cidade de Natore (noroeste), ferindo seis passageiros, segundo a polícia.

O Partido Nacionalista de Bangladesh (PNB) convocou uma greve geral em uma tentativa de impedir as eleições de domingo, classificadas de "farsa escandalosa".

Os Estados Unidos, a União Europeia e a Comunidade Britânica desistiram de enviar observadores, o que enfraquece um pouco mais a credibilidade da votação.

Apesar deste boicote, a continuidade no poder da primeira-ministra Sheikh Hasina Wajed parece assegurada, ainda que sua legitimidade seja contestada sem a participação do PNB e de seus aliados.

Desde outubro, cerca de 150 pessoas morreram em meio à violência política, e há seis semanas que as greves paralisam regularmente a rotina do país.

Apesar da mobilização de 50.000 soldados em todo o país, a polícia indicou que ao menos dez centros de votação foram incendiados durante as últimas 24 horas.

A dirigente do PNB, Khaleda Zia, pediu na véspera que os eleitores boicotem as eleições e denunciou que se encontra em prisão domiciliar desde dezembro.

A oposição pede a renúncia do governo e a instauração de um governo neutro e provisório antes da organização de eleições, como aconteceu no passado, mas a premiê se nega a isso.

Na quinta-feira ela voltou a expressar na televisão a sua determinação em prosseguir com o processo eleitoral, acusado a chefe da oposição de "sequestrar o país" e organizar greves e boicotes antes da votação.

O partido governamental, Awami League, e seus aliados se apresentam sem adversários nas 153 dos 300 distritos deste país de 150 milhões de habitantes, o terceiro do mundo em densidade demográfica (1.000 habitantes por km²).

O jornal Dhaka Tribune escreveu em sua manchete deste sábado: "Tensões, eleições sob o medo", enquanto todos os outros jornais publicaram fotos das últimas vítimas da violência, muitos entre eles com horríveis queimaduras.

A rivalidade entre Hasina e Zia impediu qualquer compromisso entre as duas mulheres, e a opositora foi colocada sob prisão domiciliar no final de dezembro.

Ameaça extremista

Bangladesh viveu este ano os episódios mais graves de violência desde a sua criação em 1971 (após sua independência do Paquistão), com entre 300 e 500 mortos, segundo as fontes.

Essa onda de violência também está ligada às condenações à morte pronunciadas por um polÊmico tribunal que julga os crimes de guerra cometidos em 1971.

Foram condenados os partidários do Jamaat-e-Islami, o principal partido islâmico que foi proibido de participar das eleições - aliado do BNP-- e cujos muitos líderes ou ex-líderes já foram enforcados.

Para Imitiaz Ahmed, professor da universidade de Dacca, "a violência poderia aumentar após as eleições, caso não haja um consenso" entre a maioria e a oposição.

A instabilidade e as greves que atingem há meses o oitavo país mais populoso do mundo têm prejudicado a economia e os 154 milhões de habitantes, um em cada três vivem na miséria.

Portal Exame

Violência, Greve, Geral, Eleições, Bangladesh

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens