Quinta-Feira 04/09/2025 02:35

Voos internacionais crescem em mercado de estrangeiras

Mundo - Brasil - Negócios - Aeroportos

O número de passeiros de voos para o exterior em aeroportos administrados pela Infraero saltou 91% em nove anos

O número de passageiros de voos internacionais que embarcaram e desembarcaram nos aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) passou de 9,9 milhões em 2003 para 18,9 milhões em 2012, alta de 91%.

As companhias estrangeiras foram as que mais se beneficiaram dessa expansão. No período, a participação das aéreas de fora do País nesse volume de passageiros avançou de 58,5% para 70,3%, enquanto a das locais recuou de 41,5% para 29,7%, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Com a melhora da renda da população nos últimos anos e a evidência do Brasil com a Copa do Mundo em 2014 e a Olimpíada em 2016, as companhias aéreas estrangeiras continuam a investir no País, oferecendo cada vez mais voos internacionais diretos de cidades fora do eixo Rio de Janeiro e São Paulo para destinos nos Estados Unidos e na Europa.

A Air France, por exemplo, deve inaugurar em 2014 um voo direto ligando Paris e Brasília. Hoje, a companhia faz 28 voos semanais entre a França e o Brasil, metade saindo de São Paulo e metade do Rio de Janeiro.

A American Airlines inaugurou no fim do mês passado rota ligando Miami à Região Sul do País. O Boeing 767 da empresa decola da cidade americana, faz escala em Curitiba e segue para Porto Alegre, de onde volta direto aos EUA.

"A renda da população subiu nos últimos anos e a viagem internacional deixou de ser um tabu", disse o diretor regional de vendas da American Airlines para o Brasil, Dilson Verçosa Junior. Ele afirmou que acredita ser viável que no futuro as duas cidades brasileiras tenham voos independentes. "Vamos avaliar a demanda depois do carnaval, na baixa temporada."

O executivo disse que o Brasil é um dos três maiores mercados para a empresa americana, hoje em processo de fusão com a US Airways, o que vai levar à criação da maior companhia aérea do mundo.

Ele deu como exemplo da importância do mercado brasileiro o fato de a American Airlines ter iniciado as operações com seus novos Boeing 777-300ER em um voo entre São Paulo e Dallas, antes mesmo da rota entre Nova York e Londres.

Verçosa Junior afirmou que a American Airlines aumentou para 119 frequências semanais o número de voos entre nove cidades brasileiras e quatro americanas após a inauguração, feita este mês, da rota entre São Paulo e Los Angeles. "Por enquanto, não pensamos em novas cidades nem no aumento de frequências. Agora o foco é consolidar as rotas existentes."

Manaus e Belém

Outra empresa que investe há tempos no Brasil e tem no País seu principal faturamento é a portuguesa TAP. A estratégia da companhia de se expandir no mercado brasileira teve início faz mais de dez anos e hoje a empresa já oferece voos de dez cidades brasileiras para Portugal. No começo de junho do próximo ano, passará a operar a rota entre Lisboa, Manaus e Belém.

Com isso e o aumento da frequência de voos nas rotas já existentes, serão 12 cidades atendidas em 82 ligações semanais entre o Brasil e a Europa.

"O que verificamos é que o crescimento da economia se espalhou por todo o País. Com isso, as pessoas que moram fora do eixo entre Rio de Janeiro e São Paulo passaram a ser mais bem atendidas para realizar conexão com a Europa", disse o diretor-geral da TAP para América Latina, Mário Carvalho.

Ele afirmou que todas as rotas operadas pela companhia no Brasil têm dado muito certo. "O Brasil é o mais importante mercado para a TAP, respondendo por cerca de 30% do faturamento global da empresa."

Belém também terá um voo internacional no próximo ano feito pela TAM. A empresa vai ligar a capital do Pará a Miami a partir de 2 de fevereiro. A TAM justifica a abertura dessa rota pelo fato de o Estado estar acompanhando uma tendência de crescimento do turismo nacional: em 2012, recebeu mais de 800 mil visitantes nacionais e aproximadamente 70 mil de fora do País.

 

Infraestrutura e custos

Em meio a otimismo e investimentos, há vozes que duvidam da sustentabilidade desse processo. Uma delas é de Elton Fernandes, pesquisador na área de transporte aéreo do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

"Não vejo consistência desse movimento (de abertura de voos fora do eixo entre Rio de Janeiro e São Paulo). Acho que estamos vivendo um momento de Copa e Olimpíada, mas não vejo sustentabilidade desses voos." Ele também não vê facilidade de conexão de voos em algumas cidades, como Belém.

Questionada sobre isso, a TAM informou em nota que, antes de expandir a malha aérea, realiza estudos para avaliar fatores como as necessidades dos clientes e a demanda de cada cidade ou região. "Assim, após analisarmos o potencial das regiões Norte/Nordeste e dos EUA, decidimos lançar duas frequências semanais entre Belém e Miami a partir de 2 de fevereiro do ano que vem."

De acordo com Fernandes, um número expressivo de brasileiros viajou ao exterior nos últimos anos, mas de 2011 para 2012 houve estabilização. "O transporte aéreo está muito ligado ao crescimento econômico. Se não houver avanço da atividade, as viagens aéreas se retraem, e é isso o que tem acontecido."

O pesquisador da UFRJ observou que é muito maior o total de brasileiros que viajam ao exterior do que o de estrangeiros que visitam o Brasil. "A infraestrutura turística no País é muito ruim. As cidades têm vários problemas, notadamente a falta de segurança."

Questionado sobre por que as empresas brasileiras não conseguem competir com as estrangeiras nos voos internacionais, Fernandes afirmou que pesa a questão tributária e a legislação trabalhista no Brasil, que acabam criando entraves para a expansão das companhias domésticas.

Portal Exame

Voos Internacionais, Crescem, Mercados, Estrangeiras, Mercado

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • Café da Manhã da FAEMS

    Café da Manhã da FAEMS

    Cidade:Campo Grande
    Data:19/09/2011
    Local:ACICG - Associação Comercial de Campo Grande

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens