Quinta-Feira 06/11/2025 02:02

Disputa por terras volta a criar clima de tensão no sul de MS

Estado - Segurança Pública - Questão Indígena

Imagem: Divulgação

A Justiça determinou a reintegração de posse de várias fazendas invadidas por índios no sul de Mato Grosso do Sul. A decisão voltou a criar um clima de tensão na região.

Com arcos, flechas e facões, os guarani-kaiowás dizem que estão preparados para defender as terras que chamam de yvy-katu.

"Pode vir tropa de choque, pode vir qualquer pessoa fazer o despejo que nós não vamos sair", disse Cunhã Guaraú, índia guarani-kaiowá.

Pode vir tropa de choque, pode vir qualquer pessoa fazer o despejo que nós não vamos sair"
Cunhã Guaraú, índia guarani-kaiowá

Os índios declararam em rede social a posição de resistir a qualquer tentativa de desocupação. O grupo, com cerca de cinco mil pessoas, ocupa 14 propriedades em uma área com quase 10 mil hectares no município de Japorã.

Uma delas é do pecuarista Ivagner José Varago, que não sabe quando vai poder voltar para a fazenda, ocupada desde outubro. Com a chegada dos indígenas, Ivagner precisou retirar o rebanho às pressas.

Nas últimas seis semanas, a Justiça Federal de Mato Grosso do Sul e o Tribunal Regional Federal de São Paulo concederam reintegrações de posse para nove propriedades. A Funai recorreu de todas as decisões e conseguiu suspender a ordem para a saída dos índios em uma delas, mas as outras seguem valendo.

"Nossa expectativa é que realmente se cumpra o que a Justiça está determinando e que se respeite o direito de propriedade até que a própria Justiça determine se a terra vai ser dos índios ou dos produtores rurais", diz Hilário Parise, presidente do Sindicato Rural de Japorã.

Á área já foi declarada como reserva indígena, mas ainda não foi demarcada. "Em 2003, a área foi declarada como reserva, como terras indígenas. Dez anos se passaram esperando a homologação, a demarcação. É por isso que os índios estão lutando", conta Clarisvaldo Batista, representante da Funai.

Em Sidrolândia, também em Mato Grosso do Sul, onde fica a fazenda Buriti, ocupada por índios, o clima de tranquilidade começa a ser substituído pela apreensão. O governo não cumpriu o acordo feito com índios e fazendeiros e já há muita reclamação de ambas as partes.

O Ministério da Justiça informa que ainda não tem uma decisão tomada a respeito do assunto. O prazo acordado venceu no dia 11 de dezembro.

G1.globo/LL

índios, clima, tensão, reserva, terras, acordo, fazendeiros, tranquilidade

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens