Quinta-Feira 06/11/2025 01:50

Produtores defendem redução de campanhas de vacinação contra febre aftosa em MS

Estado - Vacinação - Campanha Contra a Aftosa

O Sindicato Rural de Campo Grande criou uma comissão e pede que a vacinação contra a febre aftosa seja diminuida em todas as áreas de Mato Grosso do Sul. Em um pré-estudo de que já dispõe, a sugestão dos técnicos do SR-CG é de que a vacina seja aplicada apenas em maio, conforme ocorre hoje no Pantanal. Assim, os produtores rurais, em especial da Capital, decidiram ampliar as iniciativas visando a sensibilizar as autoridades sanitárias do Estado quanto à possibilidade de ser desenvolvida apenas uma das duas campanhas de vacinação que hoje são realizadas no Estado.
 
Nesta semana, durante encontro no Sindicato Rural foi criada comissão que ficará encarregada de promover maiores estudos técnicos nesse sentido. Os produtores já reuniram-se com membros da Sociedade de Medicina Veterinária e Sindicato dos Médicos Veterinários de MS.  
 
O presidente do Sindicato Rural, Oscar Stuhrk, lembra que o Estado já erradicou a febre aftosa e mesmo assim continua a obrigatoriedade de duas vacinações por ano. “Infelizmente, por conta dessa obrigatoriedade os produtores viraram reféns dos laboratórios que produzem a vacina, pois estes promovem aumentos de preços absurdos e injustificáveis que em alguns casos chegam a comprometer a capacidade financeira do criador de imunizar o seu rebanho”, disse o presidente ao sugerir, para o caso de as duas campanhas serem mantidas, a desoneração fiscal das vacinas.
 
Os produtores e os médicos veterinários lembraram que a última ocorrência da doença em Mato Grosso do Sul foi em 2008, quando a região de fronteira passou a ser classificada como zona de alta vigilância sanitária. “O próprio Paraguai, que no passado teve focos da doença, hoje é grande exportador de carne para a Europa e declarado zona livre de febre aftosa”, argumentou Oscar Stuhrk.
 
Condições do clima
 
Além disso, conforme lembrou, novembro é mês de chuva, quando o manejo do gado é bastante complicado. “Temos ainda o fato de que muita vaca está parindo, e o que é pior: o fornecimento de energia elétrica sofre interrupção constante, o que chega até a provocar perda de vacinas por conta da necessidade de mantê-las em baixa temperatura”, explicou.
 
Para dar encaminhamento ao assunto, foi montada comissão que ficará encarregada de promover estudos a respeito da proposta, que posteriormente será discutida com a Iagro e Ministério da Agricultura. “Queremos levantar elementos para subsidiar não apenas o nosso sindicato, mas também as autoridades da área sanitária”, explicou Wilson Igi, diretor do SRCG.
 
Uma dose
 
No pré-estudo de que já dispõe, a sugestão dos técnicos do SRCG é de que a vacina seja aplicada apenas em maio, conforme ocorre hoje no Pantanal. No entanto, quando o produtor vender o gado magro (bezerro de 1 a 2 anos) ou movimentá-lo para participar de exposições ou feiras agropecuárias, será obrigado a aplicar dose de reforço da vacina. Dessa forma, haverá a segurança de que de fato o gado deixará a propriedade imunizado.

Acritica/LL

vacinação, dose, gado, autoridades, reforço, segurança, imunizado, iagro, agriculcutura

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens