Quinta-Feira 06/11/2025 01:56

Governo entrega lotes em Campo Grande para 92 agricultores familiares

Estado - Ações Públicas - Escrituras de Terras Entregues

Foto: Rachid Waqued

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), entregou na manhã desta sexta-feira (20) 92 escrituras de terras que foram adquiridas para beneficiar famílias de agricultores familiares das Associações Abelhinha, Bosque dos Lírios I e II.

A área está localizada a 23 quilômetros da Capital, totaliza 675 hectares e foi comprada em parceria com o governo federal, através do Programa Nacional de Crédito Fundiário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), contando com investimentos de R$ 2,3 milhões. Cada lote possui 7,33 hectares e inclui a área de reserva legal e preservação permanente.

De acordo com o governador André Puccinelli, a parceria entre os governos federal e estadual é fundamental para que os projetos saiam do papel e beneficiem famílias do campo com geração de emprego e renda. O chefe do Executivo destacou que a administração estadual complementa recursos para a aquisição das áreas e fornece, após as famílias estarem instaladas, apoio de assistência técnica e insumos para que os assentados comecem a produzir, destacando a produção de produtos orgânicos.

“Fixamos no campo pessoas que têm o conceito de agricultura e aplicabilidade no trato da terra para que tirem dela o seu sustento. Com o apoio da Seprotur e da Agraer fazemos com que haja sustentabilidade nos projetos de forma que as famílias consigam ter seus ganhos e vivam bem, além de ser importante ressaltar que cada vez mais em nosso Estado toma corpo a agricultura orgânica e isso fará com que os produtos sejam mais valorizados”.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina da Costa Dias, afirmou que o Estado, através da Seprotur e da Agraer, está à disposição dos beneficiados para que as demandas do campo sejam atendidas pelo poder público, sempre com o objetivo de otimizar a produção e levar renda aos envolvidos no processo.

“Hoje, com o crédito fundiário é possível construir casa e sistemas de distribuição de água, dando estrutura para que as famílias se fixem no campo. O agronegócio é de extrema importância para o Brasil e para Mato Grosso do Sul, por isso esperamos que os assentados demandem a Agraer e a Seprotur, pois estamos à disposição para atendê-los”, frisou.

Para o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão, dois pontos que devem ser destacados neste sistema de assentamento são a forma como as terras são compradas e a assistência técnica oferecida pelo poder público às famílias. De acordo com roldão, ao analisar a área, o governo federal paga ao proprietário o valor de mercado e o Banco do Brasil financia aos produtores cada lote, de forma individual, com prazo de até 20 anos para quitação.

“A maneira como o sistema funciona e, principalmente, a assistência técnica oferecida dá muita segurança ao agricultor familiar. Aliado a isso, esta área está localizada muito próxima ao mercado consumidor, que é Campo Grande. É uma mudança significativa na vida dessas pessoas.”

A realização de um grande sonho foi o destaque dado pelo presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso do Sul (Fetagri), Vandinir Nobre de Oliveira. Para ele, todas as famílias possuem um grande sonho de serem donas da sua área e tirarem o seu sustento através da lida com a terra e o emprenho do governo do Estado tem feito com que esse projeto se torne realidade.

“É a realização de um grande sonho para todos nós e temos que reconhecer que isso só dá certo porque temos o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul. A política de realizar sonhos está sendo desenvolvida pelo Estado”, finalizou.

Histórico

De acordo informações do diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão, desde 2007 o programa já beneficiou 3,2 mil famílias em 85 mil hectares. Os investimentos realizados ultrapassam R$ 115 milhões e existem projetos em andamento para o ano de 2014.  

Rodrigo Gordin/Notícias MS/JE

Governo do Estado, Secretaria de Estado, Desenvolvimento Agrário

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens