Aeronautas cancelam greve prevista para hoje
Brasil - Ações Coletivas - Greve Cancelada
Foto:Divulgação
O Sindicato Nacional dos Aeronautas divulgou nesta quinta-feira (19) que resolveu cancelar a greve prevista para hoje (20). A categoria, que é formada por pilotos, co-pilotos e comissários de bordo, aceitou a proposta das empresas aéreas. Tripulantes terão reajuste de 5,6% (referente à reposição da inflação dos últimos 12 meses) e outros benefícios. Em nota, a entidade explicou que a decisão foi tomada em assembleia com as bases do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre.
O dia 20 é considerado o de maior movimento aéreo no ano, segundo estimativa da Secretaria de Aviação Civil (SAC), quando devem ser transportados aproximadamente 350 mil passageiros.
O presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Marcelo Ceriotti, disse que os aeronautas foram sensíveis à situação de fragilidade pela qual as companhias aéreas passam no momento. Ele ponderou, no entanto, que o reajuste ficou abaixo das expetativas da categoria. A categoria queria mais 2,2 % de aumento real, que totalizaria quase 8% de reajuste.
Apesar disso, Ceriotti destacou que houve avanços importantes nas cláusulas sociais. Ele citou o passe livre para que a categoria possa viajar gratuitamente nos aviões das empresas quando o profissional não estiver em serviço. “As empresas entenderam que há uma prática no mercado internacional de que o tripulante possa se deslocar por motivo particular em aeronave de outras empresas“, disse. De acordo com ele, essa cláusula vai beneficiar cerca de 40% dos aeronautas que não residem na cidade onde está contratado.
O presidente do sindicato alegou que o cancelamento da greve ocorreu devido ao "respeito aos usuários do tráfego aéreo e fragilidade do sistema da aviação brasileira". No entanto, o dirigente acrescentou que continuará na busca "por melhores condições de trabalho" para a categoria.
Na quarta (dia 18), uma liminar do Tribunal Superior do Trabalho (TST), determinava que 80% dos aeronautas continuassem trabalhando em caso de greve. Mesmo assim, havia o temor que algum tipo de paralisação pudesse render caos aéreo no final de ano.
Leia abaixo a nota na íntegra
"AERONAUTAS ACEITARAM PROPOSTAS E CANCELARAM A GREVE
19 de dezembro de 2013
Os aeronautas, categoria composta por pilotos, copilotos e comissários de voo, decidiram aceitar as propostas das companhias aéreas, encerraram o estado de greve e cancelaram a paralisação do setor, que estava prevista para iniciar nesta sexta-feira (20/12). A decisão foi tomada em Assembleia realizada hoje, 19, em cinco bases do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) – Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre.
Depois de várias negociações entre o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), os tripulantes aceitaram reajuste salarial de 5,6% e diversos itens sociais para melhores condições de trabalho, como estabelecimento de piso salarial para copiloto e comandante; previsão de vale alimentação para quem recebe salário líquido até R$ 3.248,01; melhores condições de escala para as tripulantes num prazo de seis meses após o retorno da Licença Maternidade; passe livre (permite que os aeronautas da aviação regular utilizem voos domésticos das empresas congêneres).
Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Marcelo Ceriotti, “em respeito aos usuários do transporte aéreo e pela fragilidade do sistema da aviação brasileira, decidimos cancelar a paralisação, mas vamos continuar nossa busca por melhores condições de trabalho e para o setor. Buscaremos junto ao governo um trabalho conjunto para implementação de melhorias sustentáveis para o sistema de aviação nacional”.
EBC/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito