Quinta-Feira 06/11/2025 01:57

Fundação de Cultura realiza 2ª edição do Festival Jazz e Viola na Capital

Estado - Eventos - Atrações nas Férias

Foto: Divulgação

Já esperado pelo público da Capital, o Festival Jazz e Viola, realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul nos dias 19 e 20 de dezembro, no Teatro Aracy Balabanian, chega à sua segunda edição com oficinas e convidados tão promissores quanto aos do ano passado.

Unindo fronteiras entre as mais variadas tendências da música instrumental brasileira, o festival é um dos maiores encontros já realizados entre a raiz e o erudito, unindo a sutileza da viola caipira com o jazz, uma influência mundialmente estabelecida.

As atrações deste ano são Ivan Vilela (SP), Marcelo Mafili (MS), Jean Gabriel (PR), Camerata Violeira (MS), além da participação especial da Orquestra de Viola Vozes do Pantanal e da Orquestra Som das Águas.

As apresentações começam a partir das 20 horas. A entrada dos shows nos dois dias é de apenas um brinquedo novo. Já para as oficinas, o investimento é no valor de R$ 10,00 e os alunos receberão certificados. Interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site: www.festivaljazzeviola.com.br .

O Festival Jazz e Viola conta com a direção de Marcos Assunção, com a produção executiva de Kellen Nunes e Wilian Carvalho e realização da Fundação de Cultura, governo do Estado e da Águas Guariroba. Além do Apoio Cultural da Edsom Instrumentos Musicais, Prefeitura Municipal de Campo Grande, Fundac, 104 Fm, TV Pantanal, Graficolor, Pizza Lev, Banda Company, Cant’Arte, SuperBiz, Camerata Violeira e Orquestra Jovem Som das Águas. 

Confira a relação de oficinas musicais:

19 de dezembro – 9 horas

Oficina de viola brasileira, com Marcelo Mafili (MS)

Oficina de violino, com Edson Verbinsk (MS)

Oficina de violão, com Jean Gabriel (PR)

20 de dezembro - 9 horas

Oficina de viola brasileira, com Ivan Vilela (SP)

 

Atrações:

19 de dezembro – 20 horas

Abertura com Orquestra Vozes do Pantanal e Marcelo Mafili (MS). Em seguida, Jean Gabriel (PR), fechando a noite musical.

20 de dezembro – 20 horas

Abertura com Camerata Violeira e Orquestra Som das Águas. Na sequência, o instrumentista Ivan Vilela finalizando o festival.

 

Conheça os artistas:

Ivan Vilela (SP)

Desde 1996 realiza apresentações no exterior tendo tocado na Espanha, França, Inglaterra, Itália, Bélgica e Portugal realizando concertos e conferências em salas de espetáculos e universidades. Em disco autoral ou junto a grupos foi indicado a importantes prêmios, como o Prêmio da Música Brasileira,  em 2011, com o cd Mais Caipira e o Prêmio IBAC de Cultura Popular Brasileira em 2009, entre outros.

Marcelo Mafili (MS)

Formando em Musica pela UFMS, recém inicia sua caminhada de performance musical com a Viola Caipira, trazendo em seu repertorio a inovação de expor temas clássicos de nomes vivos da musica universal, como John S. Bach e Heitor Villa Lobos, apresentando também, temas contemporâneos como Almir Sater e Ivan Vilela, alem de suas composições.

Jean Gabriel (PR)

Músico, pesquisador, violonista, compositor, produtor musical, formado em filosofia na PUC-PR. Teve como professores principais Roberto Texeira e Henrique Pinto (violão); Maestro Osvaldo Colarusso (harmonia e analise musical). Atualmente está produzindo seu 1º CD de músicas autorais "Toadas e Passeios".

Camerata Violeira

O encontro entre a raiz e o erudito resultou em uma linguagem original, inspirada pela riqueza das mais diversas vertentes da música brasileira. Detentora de uma sonoridade marcante, que evoca a nossa cultura unificando fronteiras entre as variadas tendências musicais, projeta ao universal o regionalismo. A orquestra nasceu em 2012, fruto do FIC – Fundo de investimentos Culturais. Atualmente desenvolve projeto com oficinas de viola brasileira e cordas e concertos com o patrocínio da Águas Guariroba. Conta com a direção musical e arranjos do instrumentista Marcos Assunção.

Orquestra de Viola Vozes do Pantanal (Miranda / MS)

É um projeto de educação sistêmica que envolve princípios de música e jardinagem, valorizando a arte no processo de formação íntegra do ser humano, sendo a Orquestra de viola Caipira o primeiro resultado em um ano de trabalho da escola Viva, com um repertório que caminha de mãos dadas aos princípios da escola, valorizando a família, a cultura caipira, a natureza, a sustentabilidade, a paz e amor em serviço da vida.

Edson Verbinsk

Graduado em Música (Violino) pela Universidade de Évora (Portugal) em 2010, obteve diploma de Mestre em Música, com ênfase em Interpretação (Violino), na Universidade de Évora em 2012. Atua como violinista em orquestras de Portugal e do Brasil, tais como Orquestra do Algarve, Orquestra da Universidade de Évora, Orquestra Sinfônica Juvenil, Orquestra Clássica da Academia (Portugal), Orquestra de Câmara do Pantanal e Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande.

Orquestra Som das Águas de Campo Grande

É formada por crianças e jovens das comunidades dos bairros Dom Antônio, Jardim Colorado, Lageado e proximidades que recebem aulas de viola caipira, violão e cordas.

O projeto busca dar incentivo e oportunidade da vivência musical além de promover o resgate cultural através da música raiz e regional. A Orquestra é realizada pela Águas Guariroba.

Karina Lima/Notícias MS/JE

público da Capital, FCMS, segunda edição, Festival Jazz e Viola

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens